E está para começar mais um Carnaval! Festejo regado de alegria, confraternização e sorrisos. Por aqui, impossível quem não lembre (ou ao menos ouça histórias contadas pelos mais velhos) do tempo em que a folia acontecia em tradicionais bailes pelos clubes e salões mais conhecidos da cidade. Tinha rei e rainha, confete, serpentina e famílias reunidas em torno da festa conduzida pelas marchinhas. Ficou na memória.
Depois de um tempo, as coisas mudaram. E mesmo o festejo do Rei Momo precisou se adaptar. E por alguns anos, em Tijucas, veio se instituindo uma nova tradição que era, durante o chamado Carnaval Popular, a competição entre blocos carnavalescos daqui – que surgiam como grupos de amigos e que, com muita criatividade, surpreendiam a quem ia até a avenida Hercílio Luz para assistir aos desfiles, cuidadosamente avaliados por jurados que definiam quem seria o campeão do Carnaval.
E nos últimos dois anos, esta tradição também foi quebrada. Tijucas não teve uma festa de Carnaval promovida pelo município. No entanto, talvez de maneira tímida, temos este ano o retorno do Carnaval (ainda sem competição de blocos), concentrado no espaço que representa o resgate à nossa cultura: o Casarão Gallotti. Façamos todos uma boa festa... Com muita alegria (e juízo, claro!).
|