A nova exposição do Projeto Câmara Cultura já está no hall de entrada do Legislativo de Itapema desde o começo de janeiro, mas o coquetel de inauguração acontecerá na próxima terça-feira. Trata-se da mostra “Cabelo Crespo”, do fotógrafo Gil Gusmão, que retrata crianças de cabelos crespos, com o objetivo de fortalecer a autoestima e a identidade delas, são fotografados todas gratuitamente.
Natural da Bahia, Gil divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina. O projeto “Cabelo Crespo” nasceu em 2015. “Eu sempre fui apaixonado por crianças, e encontrei uma forma de ficar mais próximo delas”, comenta. O fotógrafo trabalha com crianças de cabelos crespos e tem como objetivo afirmar para elas a beleza de seus cabelos, para que não se deixem levar pelo preconceito e aceitem sua imagem.
É nesse sentido que Gil combate o preconceito: mostrando para as crianças que não existe nada de errado em ser quem se é. “Muitas crianças chegam aos ensaios tímidas e com a autoestima baixa, isso porque certamente sofrem preconceito na escola e na sociedade. Por meio desse projeto, elas saem transformadas, ficam mais confiantes, se aceitam, se acham lindas e não rejeitam sua imagem”, afirma o profissional.
O trabalho de Gil poderá ser visto durante o mês de fevereiro na Câmara, e será aberto oficialmente na terça-feira, dia em que recomeçam as Sessões Ordinárias. O lançamento acontece a partir das 19h e é aberto ao público. A exposição está aberta à visitação pública diariamente (de segunda à sexta-feira), na Câmara de Itapema, das 12h30 às 18h30.
|