A empresa NMJW – Reciclagem Wanat, responsável pela coleta seletiva em Tijucas, apresentou à administração municipal o balanço do primeiro mês de atividades. Entre o fim de novembro e de dezembro, a coleta seletiva recolheu aproximadamente 30 toneladas de lixo reciclável.
O serviço estava paralisado e foi retomado no final do mês de novembro. Além de retomar a coleta, a empresa responsável vai trabalhar também a conscientização da comunidade, em especial no ambiente escolar e instalar, nos próximos meses, ecopontos em áreas de grande circulação da cidade.
O QUE DEVE SER SEPARADO PARA A COLETA SELETIVA?
Papel
O que recicla? Papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa-vida, listas telefônicas, livros.
O que não recicla? Papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.
Plástico
O que recicla? Sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafas de refrigerante), canos e tubos, plásticos em geral.
O que não recicla? Plásticos termofixos (usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos), isopor.
Vidro
O que recicla? Garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos.
O que não recicla? Espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas*, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores.
*O ideal é que esse material seja embalado e descartado em locais que encaminhem para a descontaminação.
Metal
O que recicla? Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folha-de-flandres.
O que não recicla? Clips, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos.
|