Obra de reurbanização deve se estender da foz do rio Santa Luzia à do rio Tijucas
Começa a tomar forma o plano para dar novo visual à orla de Tijucas. A proposta de urbanização foi apresentada na terça-feira, ao prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD) e aos empresários do Núcleo das Construtoras e Imobiliárias da Associação Empresarial de Tijucas (Acit), em reuniões realizadas na prefeitura e no Sebrae. O projeto, que integra as ações de valorização da cidade desenvolvido pelo Tijucas Marine Center (TMC), será entregue ao poder público em março deste ano.
De autoria da arquiteta, projetista naval e velejadora Helena Rocha, a reestruturação urbana da orla de Tijucas prevê a urbanização de aproximadamente 3,6 mil metros de área. A proposta prevê a implantação de um calçadão conceito, único no país, voltado para valorizar as pessoas, com espaço para atividades de esportes, lazer, comércio, gastronomia e acessibilidade, entre a foz do rio Santa Luzia e à do rio Tijucas. “A ideia principal é de uma orla sem carros”, comentou a arquiteta. Conforme Helena, sem o trânsito de veículos é possível oferecer mais opções para pedestres, além de deixá-los mais livres para aproveitar áreas de lazer e restaurantes, por exemplo.
A proposta da arquiteta para a orla de Tijucas é a valorização do ser humano em contato do mar de forma moderna, seguindo as novas tendências de uso da orla que fazem a Espanha uma referência no mercado turístico e na qualidade de vida. “A orla é o elemento economicamente mais valorizado dos grandes destinos turísticos do mundo e a de Tijucas terá padrões de urbanismo internacional”, destaca Helena.
Durante o encontro, o prefeito confirmou que o município é parceiro na realização da obra. “Como administrador público, nós entendemos que o projeto é excelente para o desenvolvimento da cidade”, destacou. Conforme o coordenador do Núcleo das Construtoras e Imobiliárias de Tijucas da Acit, Pedro Pierezan, com a instalação do TMC em Tijucas, o município tende a crescer e, por isto, assegurou a parceria ao projeto.
|