Chegou o verão. Começou a temporada. É tempo de praias lotadas pela nossa região, de lindas paisagens, de alegria em família ou amigos. Mas nem tudo é festa. Também é tempo de exercer a paciência em filas no trânsito, ou com estabelecimentos comerciais lotados. Nesta gangorra de reclamações e satisfações, a maioria de nós torce pela chegada desta época.
É na temporada de verão que, pelo nosso litoral, ficam evidentes algumas falhas de planejamento – principalmente na questão de mobilidade urbana (com acessos praticamente intransitáveis em determinados momentos) e de infraestrutura (determinadas localidades tendo a demanda por água ou saneamento sendo multiplicadas por 10 com a vinda de turistas ou moradores sazonais).
No entanto, também é período em que a economia da nossa região respira: ganham as lojas, ganham os ambulantes, o setor imobiliário, o morador que sai de casa por um tempo para ceder o espaço aos locatários em busca de um cantinho neste nosso paraíso... É época de lucrar, sim! Entre altos e baixos, sempre vamos ter os momentos de “temporada, eu te odeio!” ou “temporada, eu te amo!”. Que o último prevaleça.
|