Contas rejeitadas
O Tribunal de Contas de Santa Catarina deu parecer prévio pela rejeição das contas de 43 prefeitos, referente ao exercício de 2016. Entre eles, está Valério Tomazi (PMDB), que comandou a prefeitura de Tijucas até o ano passado. Entre os motivos de irregularidades apontados pelo Tribunal estão: contração de despesa nos dois últimos quadrimestres do mandato do prefeito, que não tenha sido paga no período ou com parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja dinheiro em caixa; déficit de execução orçamentária do município; e déficit financeiro do município. O parecer deve ser enviado à Câmara para que seja votada a aprovação ou não das contas do último ano de Valério.
Aumento do lixo
Com os votos favoráveis dos vereadores que compõem a base do governo no Legislativo, foi aprovado o aumento da taxa do lixo, em Tijucas. A aprovação aconteceu numa sessão extraordinária, realizada na última segunda-feira. A partir do ano que vem, o valor da taxa do lixo passa de R$ 11,18 por mês, para R$ 17,88. O pagamento é obrigatório por todas as residências, comércios e indústrias do município, aplicados na fatura de água.
Troca na FME
Betinho Giacomossi (PSD) assumiu a superintendência da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Tijucas. Com isto, o Esporte passa a ser independente da secretaria de Cultura – ligação que foi mantida ao longo deste primeiro ano da gestão do prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD). Com a saída de Betinho da Câmara, Ecinho (PP) assumiu a vaga no Legislativo.
Volta ao passado?
Foi aprovado em convenção nacional a mudança do nome do PMDB, com a retirada da letra “P”. Agora, a sigla volta a ser chamada pelo nome original: MDB – Movimento Democrático Brasileiro. “Não é uma volta para o passado, mas um passo gigantesco para o futuro”, argumentou o presidente da legenda, senador Romero Jucá (RR).
Fez bem?
Na última eleição municipal, Tijucas, Canelinha, Porto Belo e Itapema votaram pela mudança de comando das prefeituras. Passado o primeiro ano de governo, você que mora nestas cidades aprovou a mudança. Acha que a troca fez bem? É um bom momento para analisar...
|