Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

30 de Novembro de 2017 - 13:49:48

O racismo mostra a cara

 
 

Os negros ainda são as maiores vítimas das denúncias de violação dos direitos humanos no Brasil. Só neste ano, até agora, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos recebeu mais de 140 mil denúncias, uma média de 376 registros por dia. Este índice representa 42% de todos os atendimentos realizados na Ouvidoria, que tem como o principal canal com a sociedade o Disque 100. Os negros também enfrentam mas dificuldades na progressão da carreira, na igualdade salarial e são mais vulneráveis ao assédio moral.

Nesta semana, o Brasil acompanhou pela internet ataques à pequena Titi, de quatro anos, filha dos atores Giovana Ewbank e Bruno Gagliasso. Titi foi adotada pelo casal de atores no Malawi, em processo formalizado em 2016. Gagliasso e Ewbank também mantêm uma escola no país africano. A menina foi alvo de ofensas   foi alvo de ofensas por parte de uma brasileira supostamente residente no Canadá, conhecida por ataques a pessoas famosas. Esta não é a primeira vez que Titi é ofendida na internet, por sua cor da pele.

 Os ataques a Titi ressurgiram também o debate sobre o racismo e injúria racial no Brasil. Previsto em lei específica, a 7.716/1989. É um crime contra a coletividade e não contra uma pessoa ou grupo específico. Pode ser tanto dizer “todos os negros são macacos”, como recusar acesso a estabelecimento comercial ou elevador social de um prédio. O crime de racismo é inafiançável e imprescritível. A pena também vai de um a três anos e multa.

Especificado no artigo 140 do Código Penal, terceiro parágrafo. É quando se ofende uma ou mais vítimas, por meio de “elementos referentes à raça, cor, etnia, religião e origem”. É um crime inafiançável e prescreve em oito anos, a partir do momento da injúria. A pena de reclusão é de um a três anos, mais multa.

O  ator Bruno Gagliasso  registrou de boletim de ocorrência a respeito da agressão à filha e se manifestou com uma frase da professora e filosofa americana Angela Davis: “Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube