Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

16 de Abril de 2015 - 11:39:20

O garimpeiro de craques

Professor sonha em ver um tijucano brilhar nos gramados profissionais
 
 
O garimpeiro de craques

Futebol é uma paixão nacional. E ser um jogador profissional é desejo de muitos meninos Brasil afora. Mas, tem quem sonhe de uma forma inversa. Ao invés de ser, quer encontrar e revelar um craque de bola. O professor aposentado Carlos Jeremias da Silva, 60 anos, garimpa por um grande atleta dos gramados em Tijucas.

Professor Santista, como é conhecido, não nasceu em Tijucas. Mas é de família daqui. Começou a trabalhar na beira do campo, no estado de São Paulo, há exatos 25 anos. “Em abril de 1990 fui ser auxiliar numa escolinha de futebol. Depois que fui conhecendo este mundo, não saí mais”, conta. Nesta jornada, coleciona títulos importantes em vários estados brasileiros: na categoria sub-17, foi pentacampeão Paulista, por cinco clubes diferentes, incluindo o Santos; campeão pelo Cruzeiro, em Minas Gerais; pelo Ji-Paraná, em Rondônia; e pelo Tubarão, já em Santa Catarina.

Há quatro anos, depois que se aposentou, Professor Santista resolveu encarar um sonho antigo: o de voltar para Tijucas para treinar, voluntariamente, adolescentes e jovens. “Eu queria mesmo era treinar em campo de futebol, mas como não nos cederam, consegui horários no ginásio de esportes e mudamos para o futsal. Melhor do que deixar estes meninos sem ter o que fazer”, comenta. Todas as noites de terça-feira e quinta-feira, ele treina adolescentes (entre 12 e 17 anos) no ginásio João Madalena, no bairro Praça.

Com dedicação e olhar clínico, Professor Santista tem a certeza de que Tijucas ainda vai revelar um craque do futebol. E não quer desistir enquanto não realizar este sonho. “Posso ficar tentando até os 100 anos, mas enquanto eu não ver um tijucano fazendo sucesso no futebol, não irei parar. E eles têm condições. É uma molecada com valores e que são bons, tecnicamente”, assegura. Ao todo, cerca de 90 rapazes participam do projeto.

PRECISA DE APOIO

Apenas a boa vontade não é suficiente. Para que os atletas possam ter condições de ir mais longe, Professor Santista diz que precisa de suporte da iniciativa privada. Ele conta que tem o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME) para a os materiais e espaço para o treinamento. No entanto, precisa de incentivo financeiro para poder, por exemplo, formar time e participar de competições em outras cidades. “Se não tivermos a ajuda de empresas, não conseguiremos levar esses meninos para fora de Tijucas. E eles precisam desta oportunidade”, apela, na fé de que consiga ajuda para realizar o sonho de ver um tijucano brilhando pelos gramados do Brasil.

 

RAIO X
 

Nome: Carlos Jeremias da Silva (Professor Santista)

Idade: 60 anos

Profissão: Professor de Educação Física aposentado

 

Qual a importância deste trabalho que o senhor realiza em Tijucas?

Estamos ocupando a molecada. Com o crescimento da violência, fazer com que eles estejam ocupados é promover a cidadania.

Qual seu maior sonho?

Meu sonho é formar um tijucano como jogador profissional, por isso abracei esta causa. E tem moleques com condições de chegar lá!

 

 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Estado amplia serviço aeromédico e todo catarinense está a apenas 20 minutos de um atendimento por aeronave
Porto Belo lança o programa voltado para pacientes com dores crônicas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube