Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

02 de Novembro de 2017 - 14:13:59

Registrado 12º homicídio em menos de um ano

Tijucas, que já figurou entre as cinco cidades mais violentas de Santa Catarina, volta a ter alto índice de assassinatos
 
 
Registrado 12º homicídio em menos de um ano
Última execução aconteceu na segunda-feira, no bairro Praça 
 
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA 
 
Tijucas já ocupou a quarta colocação no ranking das cidades mais violentas de Santa Catarina, justamente pelo número de homicídios registrados num mesmo ano. Agora, o índice volta a colocar a cidade numa “epidemia de assassinatos”. Em menos de um ano, já foram registrados 12 homicídios. O último caso aconteceu na segunda-feira à tarde, no bairro Praça. 
O crime ocorreu por volta das 16h. Segundo vizinhos que ouviram os disparos, o atirador seria um homem de moto, que desceu e atirou cerca de oito vezes contra a vítima: Wilson Cardoso, 49 anos, dono de uma oficina de bicicletas, localizada na rua Capitão Amorim. Ele morreu na hora. A Polícia Civil iniciou a investigação, mas ainda não divulgou as suspeitas com relação ao autor dos disparos ou sobre o que teria motivado a execução.  
Uma semana antes, outro caso parecido aconteceu no bairro Nova Descoberta, onde genro e sogro foram executados com tiros, também efetuados por um motoqueiro. Neste caso, o delegado informou a suspeita de que a motivação poderia ter relação com o tráfico. Mas não deu maiores detalhes para não comprometer a investigação. 
 
EPIDEMIA DE HOMICÍDIOS 
Considerando que Tijucas tem, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 36.931 habitantes, proporcionalmente os 12 assassinatos registrados este ano representam uma taxa de 32,49 por 100 mil habitantes. Isto coloca o município num caso considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como epidemia de violência – já que o “aceitável” seria de até 10 assassinatos por 100 mil habitantes. 
 
RANKING DA VIOLÊNCIA 
“Aqui tem um problema grande que é a questão do tráfico de drogas e também a presença de ‘cabeças’ de facções criminosas. Além do posicionamento geográfico, entre Florianópolis e Balneário Camboriú, se tornando rota de fuga”, analisou o delegado Kleverson Parmezan, quando assumiu o posto, em março deste ano. 
Em 2014, quando um ranking com os cinco municípios maios violentos de cada estado brasileiro foi divulgado nacionalmente, Tijucas aparecia na quarta colocação em Santa Catarina. Na época, foram considerados 10 homicídios registrados em 2012 (numa média de 31,2 assassinatos por 100 mil habitantes – número inferior ao contabilizado agora). 
 
ASSASSINATOS NA REGIÃO EM 2017 
Tijucas – 12 homicídios (média de 32,49/100 mil habitantes) 
Canelinha – 2 homicídios (média de 16,74/100 mil habitantes) 
Itapema – 10 homicídios (média de 16,34/100 mil habitantes) 
Porto Belo – 3 homicídios (média de 14,78/100 mil habitantes) 
 
*Dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Santa Catarina
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube