Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

26 de Outubro de 2017 - 13:23:36

Os desafios no combate ao câncer de mama

Barreiras para o diagnóstico precoce da doença vão da falta de informação das mulheres, até aspectos culturais e dificuldade de acesso a exames
 
 
Os desafios no combate ao câncer de mama

Ações promovidas pela Saúde são fundamentais para a conscientização

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]

 

Outubro é o mês dedicado à conscientização para prevenir e combater o câncer de mama – tipo que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo. No entanto, ainda existem barreiras que atrapalham o diagnóstico precoce da doença: desde a falta de informação, até aspectos culturais e dificuldade no acesso a exames, como a mamografia.

A aposentada Fátima Silva, 51 anos, aguarda por um exame que acreditava ser de fácil acesso às mulheres: a mamografia. No entanto, diz estar meses esperando, sem ter qualquer resposta sobre o agendamento. “Fiz exame ano passado e apareceu um nódulo. O meu médico pediu acompanhamento e mais exames. Até agora ainda não consegui fazer a mamografia”, comenta a moradora de Tijucas.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, toda a demanda de exames é abastecida em um sistema federal, que organiza as solicitações. Para os casos de pacientes entre 50 e 69 anos, consideram que o procedimento seja mais ágil, por ser realizado no município de Nova Trento, através de um Programa de Parceria de Investimentos (PPI). No entanto, registram problemas com os casos que fogem desta faixa etária, onde tem o PPI com o município de Biguaçu, que deveria realizar, ao menos, 45 mamografias no mês. Há expectativa de que o contrato seja revisto nos próximos meses para que todos os exames sejam feitos em Nova Trento e não haja mais problemas na realização.

 

PARA CONSCIENTIZAR
De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da secretaria de Saúde de Tijucas, Cassiana Peirath, mesmo com tanta tecnologia e acesso à informação, muitas mulheres ainda desconhecem ou relutam em fazer os exames preventivos. E é aí que são importantes as ações promovidas durante o Outubro Rosa.

“Existem casos de mulheres que o companheiro não permite que ela faça os exames, outras que dizem não fazer com medo de descobrir algo... Muitas vem de uma geração em que não se falava sobre isto e que nunca fizeram um preventivo”, conta Cassiana. Ela explica que, nos casos em que o exame está agendado e a mulher não comparece, as agentes de saúde fazem a chamada ‘busca ativa’, que é ir até as pacientes para saber o motivo de terem faltado e, dependendo da razão, procurarem orientar. “Nós construímos uma agenda de ações no

Outubro Rosa, mas entendemos que a prevenção tem que ser contínua. O mês é só uma referência para que se promova esta consciência entre as mulheres”, destaca.

 

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

- Caroço (nódulo) fixo e geralmente indolor;

- Alterações no bico do peito (mamilo);

- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

- Saída de líquido anormal das mamas;

Essas alterações precisam ser investigadas o quanto antes, mas podem não ser câncer de mama.

 

Quem deve fazer mamografia de rastreamento?

É recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

A mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama é chamada de mamografia diagnóstica e poderá ser feita em qualquer idade.

*Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca)

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube