Esta semana são celebradas duas datas importantes, que acabam sendo festejadas por conta do calendário, mas que, na prática, muitas vezes são negligenciadas pela sociedade: as crianças e os professores, com datas especiais comemoradas nos dias 12 e 15, respectivamente.
Quantas vezes já ouviu – ou mesmo disse – a frase clichê: “a criança é o futuro”. No entanto, já parou para questionar como estamos tratando estes a quem responsabilizamos pelo nosso futuro? Na rotina acelerada, cheia de tecnologias e falta de tempo, muitas vezes nossas crianças são deixadas de lado. Ou, então, tem sua educação – aquela que não compete aos livros, mas à vivência – atribuídas, erroneamente, às salas de aula. E isto cria problemas justamente para aqueles que têm a missão de lapidar nossas crianças (o futuro): os professores.
Também é comum mencionar que todos os profissionais – do médico, ao advogado – passaram pelas salas de aula e dependeram de professores para serem o que são. Muitos deles bem-sucedidos, outros nem tanto... Mas, e os mestres, como são tratados? Em muitos dos casos os vimos trabalharem em ambientes com estruturas deficitárias, com salário incompatível e pouco reconhecimento.
Então, antes de apenas desejarmos “feliz Dia das Crianças” e “feliz Dia dos Professores”, vamos refletir sobre como estamos tratando nossos pequenos e nossos mestres. O futuro agradece!
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