Alguns vereadores querem que o aumento seja maior que o proposto
Já circula pela Câmara de Vereadores de Tijucas o projeto de lei, enviado pela prefeitura, que prevê aumento na taxa de lixo. O reajuste pedido na proposta é de 27%. A medida seria uma solução apontada pelo Poder Executivo para reduzir o prejuízo mensal aos cofres públicos. Isto porque, segundo a administração municipal, todos os meses o município precisa arcar com quase R$ 130 mil do déficit da arrecadação da taxa de lixo. Ainda não há data para que o projeto de lei entre em votação.
De acordo com o auditor fiscal do município, Carlos Alberto Borghezan, Tijucas produz hoje uma média de 864 toneladas de lixo ao mês. Para dar destinação correta ao material, uma empresa foi contratada. Contudo, dos R$ 258 mil pagos mensalmente para o desempenho do serviço, somente cerca de R$ 130 mil vem da taxa de coleta cobrada dos usuários (residenciais, comerciais e industriais). O restante precisa ser pago pela prefeitura.
O impacto do possível aumento nas contas do consumidor já foi calculado. A ideia da prefeitura é que a taxa mensal para residências passe de R$ 11,18 para R$ 14,16; para o comércio, de R$ 14,90 para R$ 17,38; e para indústria, de R$ 19,87 para R$ 23,84. Atualmente, as unidades residenciais representam a maior parcela da arrecadação, sendo responsáveis por 92% do que é cobrado.
QUEREM MAIS
Conforme divulgado pela Câmara de Vereadores, após ouvirem a proposta, alguns parlamentares entenderam que a medida oferecida pela prefeitura não seria suficiente para zerar o déficit orçamentário com relação ao serviço de coleta de resíduos sólidos. Parte dos vereadores teriam, então, sugerido que o Poder Executivo encaminhe ao Legislativo um projeto de lei com aumento superior, o que resultaria em aumento ainda maior na fatura dos usuários.
POR QUE AUMENTAR?
- Tijucas produz 864 toneladas de lixo por mês;
- Paga, em média, R$ 258 mil por mês para a empresa Proactiva recolher os resíduos;
- Arrecada, em média, R$ 153 mil com a taxa de lixo (sendo que parte deste valor ainda cai na inadimplência);
- Prefeitura precisa pagar a diferença entre arrecadação e o gasto, cerca de R$ 128 mil por mês;
- Com o aumento proposto, o déficit cairia para quase R$ 94 mil ao mês.
*Dados apresentados pela prefeitura à Câmara de Vereadores
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