Cada vez com mais adeptos, outubro parece sempre chegar acompanhado de uma cor: o rosa. Mais que uma campanha de marketing, o Outubro Rosa é uma celebração às mulheres. Um período em que a preocupação de todos com ‘elas’ é evidenciada. É mês de chamar a atenção para uma doença que atinge tantas e tantas mulheres – sem distinção de classe, cor ou credo.
Foi na década de 1990 que nasceu este movimento hoje tão divulgado. O Outubro Rosa surgiu para estimular a participação das pessoas no controle do câncer de mama. A data passou a ser celebrada todos os anos, buscando compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Sabendo que informação é um dos principais aliados para combater qualquer preconceito ou receio – que ainda aflige mulheres que não fazem seus exames regularmente –, o DAQUI traz ao longo deste mês, reportagens com histórias de pessoas daqui que se viram cara a cara com a doença, acreditando que compartilhar estas histórias pode, sim, ajudar a inspirar outras pessoas a superarem suas dificuldades ou ainda a entenderem que estarem atentos ao próprio corpo é respeitar a vida. Neste mês, somos todos cor de rosa!
|