Este ano, as Olimpíadas Tijuquense aconteceram durante o mês de julho
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
A competição que, tradicionalmente, reúne cerca de 1.000 atletas amadores de Tijucas, tem nova data para começar: a abertura será no dia 19 de janeiro. A definição aconteceu na noite da última terça-feira, em reunião dos líderes de bairros, que não aprovaram a realização das Olimpíadas Tijuquense no inverno, como aconteceu este ano.
Apesar de fazer apenas dois meses do fim da última edição das Olimpíadas, com a alteração, os líderes de bairros já precisam começar a se organizar. Daqui um mês, abrirão as inscrições de atletas – que será do dia 1º a 31 de novembro. Já o congresso técnico ficou agendado para o dia 8 de janeiro.
EMPRÉSTIMO DE ATLETAS
Este ano, algumas mudanças foram testadas e, na reunião com os representantes de bairros, foram definidas quais alterações permanecem no regulamento das Olimpíadas e quais serão reconsideradas. A pontuação maior para esportes coletivos, por exemplo, permanecerá. Conquista de ouro nas modalidades individuais continuará rendendo 13 pontos ao bairro e ser campeão em modalidades coletivas, 18 pontos.
Por outro lado, o empréstimo de atletas de um bairro para outro nas modalidades de futsal, voleibol e futebol suíço máster passa a sofrer alterações: somente as comunidades consideradas menores poderão usar deste benefício (Itinga, Timbé, Santa Luzia, Morretes, Sul do Rio e Oliveira), num limite de quatro atletas emprestados por modalidade.
TÍTULO DE ELEITOR
Como o propósito das Olimpíadas é promover a integração entre as pessoas que moram em Tijucas, sempre que havia contestação com relação ao atleta não residir na cidade, a exigência da Fundação Municipal de Esportes (FME) era o comprovante de residência. Agora, ficou definido que, em caso de contestação, o presidente do bairro será notificado e terá 24 horas para apresentar o título de eleitor do atleta para confirmar que o domicílio eleitoral é daqui.
VOLTA DO ATLETISMO
Retiradas da competição em 2016, com o argumento de economia nos gastos envolvendo as Olimpíadas, foi anunciado o retorno das provas do Atletismo, que acontecem na Adec. Com
isso, os bairros voltarão a concorrer às medalhas nas modalidades de salto em altura e distância, corrida de 100 metros e 1.500 metros (e 800 metros para o feminino máster).
|