CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
Ano passado, a tradição do desfile cívico de 7 de Setembro foi quebrada, em Tijucas. Não foi realizado o evento que marca a celebração da Independência do Brasil. No entanto, este ano, a comemoração foi retomada. Acontece hoje o desfile pelo centro da cidade. A abertura será às 8h, na praça Nereu Ramos. E a previsão é de que o desfile comece pontualmente às 8h30 – em direção à prefeitura.
Para o prefeito Eloi Mariano Rocha (PSD), a retomada do desfile cívico era uma questão de honra. Segundo ele, mais do que uma homenagem à pátria, em Tijucas o evento de 7 de Setembro é uma manifestação cultural. “Na qualidade de professor, além de ter sido instrutor de fanfarra, jamais poderia deixar de realizar este ato cívico. Tijucas merece. É um momento em que as pessoas vão para a rua, se confraternizam e se orgulham de seus filhos”, ressalta Eloi.
Nas comunidades do interior, os desfiles aconteceram no final de semana. A programação teve início na sexta-feira, no bairro Morretes, com a participação da escola Marcílio Marcos da Silva. No sábado, foi a vez de Itinga e Timbé, onde desfilaram as escolas Monsenhor Augusto Zucco e Madre Sabina, respectivamente. Já no domingo, participaram os alunos das escolas Osmário Giacomossi e José Feller, de Nova Descoberta e Oliveira, respectivamente.
EM PORTO BELO
Acontece hoje, no bairro Vila Nova, o tradicional desfile cívico, com início previsto para as 13h30. Alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino desfilarão ao longo da avenida Francisco Severiano dos Santos, que passa em frente ao Palco das Artes. Este ano, o desfile contará com a participação das secretarias municipais e entidades do Município, além dos alunos dos Núcleos de Desenvolvimento Infantil, que não participavam dos desfiles.
De acordo com a secretária de Educação, professora Rosane Grauppe, o desfile cívico é uma manifestação tradicional em Porto Belo. "Teremos um número grande de participantes e teremos colaboradores orientando e organizando o evento durante o trajeto a ser realizado. Um mapa já foi enviado às escolas e entidades participantes para que possam entender melhor o percurso. Sem dúvidas, tudo está sendo feito para que possamos ter uma manifestação modelo, de amor à nossa pátria", destaca.
EM CANELINHA
Hoje não haverá programação em Canelinha. Por lá, os eventos da Semana da Pátria se encerraram ontem. O desfile aconteceu no último sábado à tarde e contou com a participação da Companhia Indestrutíveis, que desfilou com o acervo de veículos militares. O grupo tem sido um importante instrumento de preservação da história militar nacional, registrando a passagem dos 70 anos da 2ª Guerra Mundial com um dos maiores acervos de fardamentos, materiais e utensílios e viaturas usadas durante aquele período.