Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

24 de Agosto de 2017 - 13:32:40

Enxergando além

Gustavo toca bateria e quer seguir a carreira na música
 
 
Enxergando além

Gustavo ganhou seu primeiro instrumento musical aos sete anos. Há dois anos, foi medalha de ouro em natação no Parajasc.

 

Ana Maria Veiga
[email protected]

 

RAIO-X

Gustavo Simas

21 anos

Gustavo é deficiente visual e já nasceu sem a visão.
Ativo, ele trabalhou em uma rádio, foi campeão de natação e ama música.
Seu próximo desafio é entrar para um conservatório de música.

 

O jovem Gustavo de Simas, de 21 anos, não enxerga, mas usa outros sentidos e leva uma vida ativa e cheia de alegria. Ele ama música e vive conectado – na internet, participa ativamente das redes sociais. Inteligente e determinado, atualmente faz cursos para ganhar cada vez mais autonomia e independência.

Sem a visão e com outros sentidos aguçados, Gustavo desde pequeno já demonstrava amor pela música. “Quando criança eu fazia batuques na mesa, batia e cantava. Ganhei meu primeiro instrumento de percussão aos sete anos, um bongô. Tenho ele até hoje”, lembra. Depois, passou também a fazer aulas de violão e outros instrumentos até se encontrar na bateria. “Amo o som e faço aulas há três anos”.

O fato da bateria ser um instrumento complexo não intimidou Gustavo. “No começo fui muito questionado. As pessoas perguntavam como eu iria tocar um instrumento com tantas peças. Mas eu aprendi a lidar e hoje está dando tudo certo”, comemora. Para seguir o sonho e a carreira de músico, Gustavo estuda para uma prova no final do ano que dá vaga a um conservatório de música.

 Além da música, o jovem de Tijucas já se aventurou por outras atividades. “Fiz natação por muito tempo e pretendo voltar. Há dois anos participei do PARAJASC e consegui a medalha de ouro nos 100 metros livres. Foi maravilhoso”. Bem-humorado e com excelente oratória, Gustavo conta que faz parte da Associação Catarinense para Integração do Cego e que faz diversos cursos para facilitar as atividades da vida diária.

 

Sem espaço para reclamação

A internet é outro meio de integração para Gustavo. Ele usa um programa no computador que permite a utilização. “É um programa por voz. Uso no computador e o meu celular também tem acessibilidade. Estou no facebook, no WhatsApp e adoro redes sociais”, revela.

Apesar de bem integrado, Gustavo ainda percebe uma barreira que a deficiência causa. “Eu acredito que sinto menos por estar bem inserido. Mas as vezes acontece preconceito. Ele é mais velado. A pessoa não confia em você para determinada atividade, mas alega outro motivo. Eu vou superando. Isso não acontece apenas com pessoas com deficiência. Há ainda o preconceito de gênero, de sexualidade, racial...”, desabafa.

Por já ter nascido sem a visão, ele não lamenta falta do sentido. “Eu nasci e fui me adaptando a este mundo. Quem perde a visão depois de adulto tem a sensação do luto. Hoje eu tenho a segurança de dizer que não tenho mais vontade de ter a visão”. O essencial é invisível aos olhos...

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube