Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

03 de Agosto de 2017 - 15:59:51

Bombinhas quer captar água do rio Tijucas

Obra é estimada em R$ 50 milhões e tubulação partiria da altura da ponte da Itinga, passando pelo interior da cidade
 
 
Bombinhas quer captar água do rio Tijucas

Prefeita apresentou o projeto na Câmara de Vereadores

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]

 

Para resolver o problema de falta de água na cidade de Bombinhas, principalmente durante a temporada de verão, a prefeita Ana Paula da Silva (PDT) pretende conseguir a liberação para captar água do rio Tijucas. Para isto, usou a tribuna da Câmara de Vereadores e defendeu o projeto. A obra deve custar cerca de R$ 50 milhões. Caso autorizado por Tijucas, a água seria captada na altura da ponte da Itinga e enviada a Bombinhas por tubulações que passariam pelas ruas da cidade, num trajeto de quase 30 quilômetros de distância.

Paulinha afirma que o rio Perequê (principal fonte do abastecimento de Bombinhas) não teria condições de atender à demanda de todas as cidades perimetrais. “O rio fornece água para os cidadãos de Bombinhas, Itapema e Porto Belo, mas é incapaz de abastecer essas três comunidades juntas. Por isso, captar água do rio Tijucas seria a resposta para nossos problemas”, argumentou.

Legalmente, a prefeitura de Bombinhas afirma já dispor de outorga de direito de uso de recursos hídricos, projeto executivo e licenciamento pleno pela Fatma. Em Tijucas, o alvará para autorização da obra ainda está em fase de discussão junto ao Poder Executivo. De acordo com o extrato da outorga, emitido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) de Santa Catarina, a vazão liberada à companhia Águas de Bombinhas (empresa privada responsável pelo abastecimento da cidade) é de 21.600,00 metros cúbicos por dia, pelo prazo de 10 anos, para captação superficial de água com finalidade de abastecimento público.

Conforme Paulinha, incialmente a tubulação previa passagem pelo perímetro urbano da cidade. No entanto, a prefeitura daqui sinalizou que não permitiria que a obra passasse pela área central do município e, com isto, foi repensado o trajeto – que passará pelas margens da SC-410, seguirá pela Joaia rumo ao bairro Terra Nova, onde irá para Areias, até chegar ao Sertão, antes de seguir para Porto Belo.

 

O QUE GANHAMOS?
A vereadora Fernanda Melo (PMDB) chegou a levantar a hipótese de receber royalties pela água. “A contrapartida não pode ser apenas renunciada, porque se Bombinhas enfrenta problemas com a escassez de água, Tijucas enfrenta com buracos em sua rede viária. Essa pode ser a contrapartida financeira que o município precisa. Uma mão lava outra”, disse a

parlamentar. No entanto, Paulinha respondeu que isto é uma discussão para as assessorias jurídicas dos municípios e que, por enquanto, não vê previsão de pagar qualquer compensação a Tijucas pela captação da água daqui.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube