Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

05 de Abril de 2015 - 19:16:34

Eleitores faltosos podem perder o título

 
 
Eleitores faltosos podem perder o título

A Justiça Eleitoral continua regularizando a situação dos eleitores que, ano passado, somaram três faltas consecutivas às eleições. Quem não comparecer ao cartório eleitoral poderá ter o título cancelado. Isso não atinge os eleitores que não são obrigados ao voto, como os maiores de 70 anos, os menores de 18 anos e os analfabetos.

A Justiça Eleitoral lembra que, para o cancelamento dos títulos, cada turno é considerado uma eleição. Caso o eleitor não tenha votado, nem justificado, nos dois turnos de 2014 e no último turno de 2012, já é considerado faltoso. Em Santa Catarina, 55.264 eleitores se enquadram nessa situação. Em Tijucas são 337; em Porto Belo, 185; e em Canelinha somam 64 eleitores pendurados.

Para evitar o cancelamento do seu título, os faltosos devem comparecer ao cartório até 4 de maio, onde serão orientados sobre como regularizar a situação. Os documentos a serem apresentados são, pelo menos, identidade oficial com foto (por exemplo: RG, CNH, CTPS) e comprovante de residência.

O eleitor com o título cancelado não pode votar. Além disso, fica impedido de participar de concurso ou prova para cargo ou função pública; receber vencimentos, remuneração ou salário de emprego público; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube