Você já deu uma espiadinha em alguma das competições que está acontecendo em Tijucas por conta da 14ª edição das Olimpíadas Tijuquense? Se a resposta é não, hoje e amanhã acontecem as últimas disputas por medalhas, então ainda é possível acompanhar o movimento desta competição que mobiliza cerca de 1.000 pessoas por aqui, em torno do esporte amador.
Com o propósito de integração entre comunidades e atletas (ou mesmo torcedores e expectadores), as Olimpíadas dão exemplo do quanto o esporte pode ser transformador e inclusivo. Como é bonito chegar no Tijucas Clube e ver, por exemplo, netos esperando os avós concluírem a partida de dominó e, ao final, ver o sorriso deles vindo contar que venceram a partida. Ou então, mães e filhas dentro de quadra, num mesmo time de voleibol (e com um sorrisão da mãe orgulhosa quando vê que a filha pontuou para o time, com aquele tom de “essa é a minha menina!”).
Durante o percurso, aconteceram alguns deslizes na organização, mas que foram ajustados ao longo da própria competição. E às vésperas do fim, fica a alegria de ver o espírito esportivo superou quaisquer diferenças. E mais que isto: de ver a comunidade de Tijucas – independentemente de endereço ou cor de camisa – unida e em festa. Viva o esporte daqui!
|