Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

13 de Julho de 2017 - 14:43:06

Penitenciária provoca discussão entre deputados

“Infelizmente nós precisamos construir mais penitenciárias. A sociedade de Tijucas tem que entender”, defende deputado
 
 
Penitenciária provoca discussão entre deputados

“Tijucas não tem condições de receber uma penitenciária com mais de 600 vagas”

 

ANA MARIA VEIGA
[email protected]

 

A construção de uma penitenciária em Tijucas está dividindo opiniões entre os deputados estaduais de Santa Catarina. Durante a votação de uma moção que pedia ao governador Raimundo Colombo (PSD) a revogação da construção da unidade em Tijucas, houve discussão entre os parlamentares. O requerimento seria votado na terça-feira e, sem unanimidade do assunto, foi retirado de pauta. E deve ser votada na sessão de hoje.

A moção que pede o cancelamento da construção da penitenciária em Tijucas foi apresentada pelos deputados Altair Silva (PP), Mário Marcondes (PSDB) e Serafim Venzon (PSDB). Mas precisa ser aprovada pelos demais parlamentares para, então, seguir para o governador do Estado. Durante a discussão, o deputado Valdir Cobalchini (PMDB) foi o primeiro a se manifestar contra o requerimento. “Eu peço que se retire esta moção. Em todos os meus anos de vida pública nunca vi uma situação como esta. Geralmente a luta é para haver a licitação, não para anular uma obra”, afirmou.

O deputado Milton Hobus (PSD) também se posicionou contra o requerimento. “Infelizmente nós precisamos construir mais penitenciárias. A sociedade de Tijucas tem que entender. Desde que seja uma penitenciária segura, ela tem que ser feita”, defendeu. A opinião foi compartilhada pelo deputado Mauricio Eskudlark (PR). “O problema da segurança pública existe. Tijucas tem que pedir uma compensação e não impedir a construção de presídio! O prefeito não tem que buscar popularidade e sim credibilidade”, discursou.

CONTRA A OBRA
Em contrapartida, os deputados Altair Silva e Serafim Venzon mantiveram a postura contra a construção da penitenciária. “É uma moção para abrir o diálogo. Diante do momento, eu peço apoio aos pares porque a comunidade de Tijucas quer um diálogo mais aberto”, defendeu Silva.

Venzon citou os problemas que a cidade tem enfrentado nos últimos anos. “O Governo precisa entender que Tijucas não tem condições de receber uma penitenciária com mais de 600 vagas. Vai gerar uma demanda que não pode ser absorvida pelo município e que vai comprometer toda a estrutura de atendimento à saúde, educação, assistência pública”, ponderou. O deputado Mário Marcondes não estava presente durante a discussão. O presidente da Assembleia Legislativa suspendeu a votação e transferiu para a manhã de hoje.

PREFEITO LÁ!
O prefeito de Tijucas, Eloi Marino Rocha (PSD), estava na galeria da Assembleia durante a votação. Ele visitou gabinetes e pediu apoio aos parlamentares e conseguiu também a adesão dos companheiros de partido, Jean Kuhlmann e Darci de Matos, ambos do PSD.

"Temos buscado diversas formas de impedir a vinda desta penitenciária para Tijucas e neste ponto a ajuda dos deputados tem sido muito importante. Eles perceberam o quanto a comunidade é contra esta obra e estão nos ajudando, tanto na Assembleia quanto no diálogo com o governo do estado. Reforço que não somos contra o governo ou governador, mas sim, estamos a favor do desejo de Tijucas e cientes de que nosso município não tem condições de arcar com os impactos desta nova unidade. Por isso estamos firmes neste propósito", salientou Eloi.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube