Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 29 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

29 de Junho de 2017 - 14:07:00

Você é a favor ou contra a vinda da penitenciária?

Hoje acontece uma audiência pública com participação de autoridades da Segurança Pública para tratar da possível ampliação do sistema carcerário em Tijucas
 
 
Você é a favor ou contra a vinda da penitenciária?

Prefeito diz que só a manifestação popular pode impedir a vinda da penitenciária

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]

 

Com trâmites adiantados, está cada vez mais próxima a instalação de uma penitenciária industrial em Tijucas. O projeto do Estado, com anúncio feito pelo governador Raimundo Colombo (PSD) no fim do ano passado, é de que a nova unidade prisional seja construída próxima ao presídio e abrigue mais de 600 presos. A audiência pública acontece hoje à noite, no anfiteatro Leda Regina, a partir das 19h30. A expectativa é de que participem autoridades da Segurança Pública, lideranças dos municípios da região e a comunidade em geral.

“Único meio de impedir a instalação da penitenciária aqui é a manifestação popular porque, do ponto de vista jurídico, já está tudo consumado desde o ano passado”, afirma o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha (PSD), que, desde o início do governo, tem se posicionado contrário à decisão do governo do Estado.

Atualmente, Tijucas já possui um presídio. A unidade tem capacidade limitada para 155 presos. No entanto, mais de 300 estão encarcerados. “Sabemos a demanda que a instalação do presídio trouxe para nosso município. E sabemos que a vinda da penitenciária pode nos criar um caos social. Não podemos permitir que isto aconteça”, salienta o prefeito.

Eloi usa como exemplo da falta de capacidade de Tijucas abrigar a unidade prisional proposta pelo Estado, a questão da distribuição de água. Foi solicitado pelo empreendimento a viabilidade do fornecimento diário de 203m³ para a penitenciária, no entanto, isto compreenderia a, praticamente, metade da capacidade do reservatório da cidade, que é de 450m³.

“A água é só um exemplo. Hoje temos 700 famílias sem residência, imagina como será com a vinda da família destes detentos para cá?”, indaga o prefeito. Ele ainda destaca outras demandas de serviços públicos (por vezes já carentes) que devem sofrer consideráveis impactos: como vagas em creches e filas por atendimento médico. Durante a audiência – que é aberta a toda comunidade – serão apresentados, conforme o prefeito, mais dados que embasam o porquê ser contrário à vinda da penitenciária para cá.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube