Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

25 de Maio de 2017 - 13:42:10

Ser bandeireira era sonho de menina

Representando a comunidade do XV de Novembro, Etelvina Kock é a bandeireira imperial de 2017
 
 
Ser bandeireira era sonho de menina

Etelvina lembra que o pai tinha o desejo de ser bandeireiro


CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]

 

Falta pouco para começar a tradicional Festa do Divino em Tijucas. Entre os dias 2 e 5 de junho, acontece a celebração ao Espírito Santo que, todos os anos, atrai milhares de pessoas para o festejo. A aposentada Etelvina Kock, 73 anos, é a bandeireira imperial deste ano, representando a comunidade do XV de Novembro. Diz que já está tudo pronto para o cortejo de 2017. “A gente fica nervosa, tem medo que não dê certo... Mas está tudo muito lindo”, comemora.

Apesar de sempre participar das atividades da igreja católica de Tijucas, faz cinco anos que Etelvina virou bandeireira. “Era uma vontade de meu pai ser e nunca conseguiu. Na época era muito difícil”, lembra, dizendo que, ainda menina, transferiu para si aquele sonho. Ano passado, quando levantaram a possibilidade de ela ser a responsável pelo cortejo imperial, teve receio. “Quem participa, quer fazer bonito. E eu tenho a sorte de ter a ajuda da comissão da festa”, conta.

Mesmo com os membros da comissão estando à frente de muitas coisas da organização, a bandeireira faz questão de ser atuante: de bicicleta, vai nas casas, faz as cobranças e tudo mais que precise ser feito. “É um honra tão grande. Desde pequena, sempre ia na Festa do Divino. Papai sempre participou das coisas da igreja... Mamãe, não, só gostava da festa”, recorda, viajando no tempo.

EMOÇÃO DE AMIGA

Foram quase 50 anos de amizade. E durante a festa de Santa Rita de Cássia, no último final de semana, no bairro Sul do Rio, Etelvina pensou que passaria mal pela emoção das recordações que vieram à mente. Lembrou da amiga Selma (a dona Selma do Sidóca), que também era bandeireira, também organizou um cortejo imperial e sempre lutou pela capela do bairro.

“Faz pouco mais de dois anos que ela se foi. E quando entrei na capela para passar a bandeira me vieram todas as lembranças. Impossível não lembrar da minha amiga”, confidencia, com saudades, mas na certeza de que Selma estaria orgulhosa – e ao seu lado, apoiando neste desafio de liderar o cortejo de 2017.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube