Criançada embarcou no país das maravilhas, com a Alice
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
Ouvir uma boa história infantil já permite às crianças viajarem pelo mundo da imaginação. Mas, e quando elas têm a oportunidade de, junto com professores e pais, recriar cenas destes contos? Aí a diversão é garantida. Foi o que aconteceu no Centro de Educação Infantil Professora Maria Helena Machado. Quem chega lá, dá de cara com cenários montados que remetem a histórias da infância. A ação é parte do projeto “Mundo Encantado Faz de Contas”.
“Desde o início tivemos esta proposta de fazer uma educação diferente. E só foi possível porque contamos com o conjunto: professores, alunos e pais. Conseguimos quebrar aquela velha história de que pais só são chamados na escola para ouvir reclamações. E o resultado tem sido lindo”, salienta a diretora da unidade que atende quase 400 crianças, Izabel dos Anjos da Silva. No próximo dia 25, por exemplo, a escola realizará um chá de máscaras com as mães – tudo para manter a família inserida na educação da criançada.
Um dos cenários montados no pátio do CEI mostra a história de Alice, em sua incursão pelo país das maravilhas. Foi feita pelos professores, pais e alunos da turma do Jardim (de alunos entre 3 e 4 anos). “É importante eles saírem da sala de aula e verem como é o mundo da fantasia. Já na confecção dos bonecos, eles tiveram aprendizados. E passaram a reconhecer a história no cenário. Vamos, ainda, fazer com eles chá e biscoito para estimular também o paladar conforme a história”, conta a professora Valquíria Pereira dos Santos, reconhecendo na criatividade uma maneira para promover o conhecimento aos pequenos alunos.
|