Topo
TIJUCAS | Quarta Feira, 24 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

04 de Maio de 2017 - 18:11:07

“O pólo-náutico vai ser a grande mudança\"

Sérgio acredita que pólo-náutico vai trazer economia, geração de emprego e desenvolvimento social para Tijucas.
 
 

Ana Maria Veiga

[email protected]

 

Uma das grandes ações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Tijucas é a transformação do município em um pólo-náutico. O diretor de administração e finanças do Sebrae/SC, Sérgio Coisa Querida Cardoso, que é daqui, é um dos principais entusiastas do projeto. Em entrevista exclusiva ao jornal DAQUI, Sérgio fala sobre o projeto, sobre as expectativas da administração Eloi/Adalto e diz que até o final do ano Tijucas já começa a colher os frutos da nova administração.

 

 

Sérgio, o senhor participou da criação da Associação Comercial e Industrial de Tijucas e foi o segundo presidente da entidade. Como é hoje ver a construção da sede própria da instituição?

Eu tive o prazer de ser o presidente da ACIT no segundo mandato. O primeiro foi o nosso saudoso Bebeto Ternes. Hoje, o que eu vejo aqui, é a concretização de um sonho de todos os presidentes, todos os diretores e da classe empresarial de Tijucas. A Casa do Empresário é uma necessidade para se ter um local, uma referência. Hoje temos um espaço alugado, mas era necessário um espaço maior para treinamentos, encontros e serviços. Eu diria que a ACIT de Tijucas é uma das mais organizadas do Estado. É uma referência para a própria Facisc.

 

O senhor ocupa uma posição importante no Sebrae em Santa Catarina. Por ser de Tijucas, o Sebrae acaba tendo uma atuação forte aqui no município. Como o senhor avalia a atuação da entidade em Tijucas?

Eu acredito que o Sebrae tem cumprido a sua missão em Tijucas e em toda região. Sempre atendendo os empresários, os novos empreendedores, as prefeituras... Por eu ser daqui de Tijucas, não nasci aqui, mas amo e tenho título de cidadão honorário, tento buscar o máximo para a cidade. O que eu posso fazer eu faço, que é meu dever como cidadão e também como diretor do Sebrae. Nós temos várias ações aqui ao longo deste tempo. Hoje continuamos com ações, como é o caso dos cervejeiros, do fortalecimento do turismo na região, do pólo-náutico... Oferecemos sempre cursos aos empresários e empreendedores. Vamos ter agora em junho o Empretec, que é um belíssimo curso para o jovem empresário e o novo empreendedor. É muito importante participar. É uma vivência de seis dias que possibilita uma mudança radical nas ferramentas de gestão, para o empresário poder gerir melhor o seu trabalho. É uma mudança na forma de agir, de atuar. Então eu acho que o Sebrae faz muito em toda a nossa região. Nas prefeituras também temos um bom trabalho. Neste tempo todo fizemos vários projetos e vamos continuar fazendo. Estamos cumprindo nossa missão.

 

O senhor citou o pólo-náutico, que é uma forte ação do Sebrae em Tijucas.  O senhor acha que este é um sonho possível de se realizar?

Eu não tenho dúvidas. O pólo-náutico vai sair em Tijucas, ou melhor, já está saindo. O pólo-náutico vai ser uma grande mudança em Tijucas. Vai ser uma mudança na questão de economia, questão social, geração de emprego. Tijucas é uma cidade muito bem localizada, inclusive frente ao mar. As cidades que possuem um rio como este nosso, aproveitam. Aqui o rio fica de costas para a população. Precisamos fazer esta inversão. Vamos aproveitar o rio, aproveitar a proximidade do mar para gerar novas oportunidades e uma nova fase para Tijucas. O pólo vai valorizar a nossa economia e o nosso município como um todo.

 

Sobre o núcleo dos cervejeiros, outra forte ação do Sebrae no município. Como está o projeto em Tijucas?

O núcleo dos cervejeiros é uma ação que não é do dia para a noite. Eles vão ter agora um espaço para fazer e vender suas cervejas. É um projeto em parceria com o Sebrae. Eles já participaram de viagens nacionais e internacionais, fazem consultoria. É um núcleo que com certeza vai começar dar resultados. Até porque a maioria dos participantes tem um outro emprego. Eles já trabalham em outro lugar e a cervejaria é uma segunda opção. Isso ao longo do tempo vai torná-los empreendedores, empresários e esse com certeza é um grande projeto para Tijucas.

 

Sérgio, agora saindo um pouco do Sebrae e entrando na questão política. O senhor tem uma forte atuação na política local e trabalhou na campanha do professor Eloi e Adalto. Qual a sua expectativa para o mandato?

Eu ajudei muito e participei ativamente da eleição do professor Elói e do Adalto. Sem dúvidas nenhuma tivemos um resultado muito positivo. Eu acredito muito na mudança de Tijucas nesses próximos quatro anos. Acredito que haverá muito crescimento, muitos empregos. Haverá valorização da cidade e do seu povo. Eu confio muito no professor Elói e tenho a certeza que ele, junto com a sua jovem equipe e com o vice, farão a diferença. A mudança é importante para o município. Essa mudança que ocorreu foi fundamental. Cada vez mais as pessoas vão cobrar da prefeitura. O poder público é uma referência para o município, para serviços, empresas... Eu tenho a certeza que o professor Elói fará um trabalho brilhante.

 

E aquele sonho de ser prefeito, continua vivo?

Eu vou sempre ajudar Tijucas. Sempre que for possível estarei ao lado de Tijucas. Tenho acompanhado o professor Elói nas reuniões com secretários e deputados em Florianópolis. Temos conseguido vários recursos. Uma coisa tem que ser registrada: o professor Elói está sempre presente, sempre nas reuniões e audiências. Tenham a certeza que vão vir muitos recursos para Tijucas. Uma prefeitura não pode viver só com a geração de renda. Ela precisa de novos projetos. Nós temos muito que fazer por Tijucas e até o final do ano vamos colher grandes frutos dessa administração. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube