Hélio Bento dos Santos
67 anos
Helinho é aposentado, mas ama o que fez. Ele é o coordenador da equipe de limpeza das ruas de Tijucas. Ele trabalha para ver a cidade limpa e conservada. “Muitos falam que eu deveria descansar, que já trabalhei demais. Eu digo não. Quero limpar minha cidade”
ANA MARIA VEIGA
[email protected]
O número de trabalhadores com mais de 60 anos no mercado de trabalho aumentou no país. Em 2016, a faixa etária representava 8,1% dos 94,8 milhões de ocupados no país. Uma década antes, essa fatia representava 6,4%. Hélio Bento dos Santos tem 67 anos e faz parte dessa estatística. Aposentado há 14 anos, ele não pensa em parar de trabalhar.
Helinho, como é chamado, é um grande conhecido da comunidade de Tijucas. Irreverente e carismático é dele a função de zelar pela limpeza das ruas de Tijucas. “Eu amo o que eu faço e tenho energia de sobra. Acho que as pessoas não podem ficar paradas. Quero trabalhar enquanto tiver saúde e poder contribuir com meus serviços”, destaca.
Atualmente, Helinho é o chefe do departamento de limpeza da Prefeitura. Ele também trabalhou por anos na iniciativa privada. “A limpeza é um desafio pra mim, é um serviço contínuo. Eu vejo a cidade como o quintal da minha casa. Sou detalhista e quero fazer o melhor”, afirma. Ele coordena hoje uma equipe de 15 funcionários.
Helinho nasceu em Porto Belo, mas mora em Tijucas desde os nove anos de idade. Ele é casado há 39 anos e tem uma filha e uma neta. Nas horas vagas, ele gosta de cozinhar. “Minha especialidade são os doces”
|