Eloara Tomazoni
33 anos
Profissional dedicada e apaixonada pelo que faz, Eloara Tomazoni é uma dessas professoras que inspira os alunos. A jovem de Tijucas é professora bilíngüe e segue uma carreira acadêmica. Tem Mestrado e Doutorado em Lingüística Aplicada e leciona para as séries finais do Ensino Fundamental.
Ana Maria Veiga
[email protected]
O que você quer ser quando crescer? Eloara Tomazoni, 33 anos, nunca teve dúvidas ao responder esta pergunta. Dizia sem titubear: quero ser professora! O interesse pelo ofício surgiu ao acompanhar a rotina da mãe, que leciona para séries iniciais. Eloara é professora de Língua Portuguesa e tem doutorado em Lingüística.
Eloara dedicou parte da sua juventude aos estudos. “Eu queria estudar na Universidade Federal e, na época, a escola em que eu estudava, não preparou muito bem para o vestibular. Tive que fazer dois cursinhos pra conseguir entrar na UFSC. Quando eu entrei na Universidade estava com 22 anos”, lembra.
De início, a intenção de Eloara era só fazer a graduação para se tornar professora de Português. Mas foi se dedicando cada vez mais aos estudos. “Conheci uma professora maravilhosa, que me incentivou e se tornou minha orientadora de Mestrado e Doutorado”, conta. Então, logo após a Graduação já iniciou o Mestrado e, em seguida, o Doutorado. Hoje ela é uma das poucas mulheres doutoras de Tijucas.
Atualmente, Eloara é professora efetiva dos municípios de Bombinhas e Biguaçu. “Meu maior prazer é justamente fazer parte do ensinar aos alunos, fazer parte do que acontece entre o não saber e o saber alguma coisa a respeito de aspectos relacionados à língua e, desse modo, poder participar da formação humana dos que passam por mim”, afirma.
Apesar da árdua rotina dos professores e dos inúmeros problemas da Educação do Brasil, Eloara não desanima e acredita em um futuro melhor. “Eu penso que a Educação tende a melhorar. E essa melhora depende do tipo de educação que estamos possibilitando aos nossos alunos. E depende também dos próprios profissionais, que não podem desistir de lutar por uma educação melhor e mais justa”. A professora de Tijucas pretende lecionar por mais um tempo no Ensino Básico e no futuro quer partir para o Ensino Superior.
|