Tijucas precisa usar Samu de Biguaçu ou de Nova Trento
ANA MARIA VEIGA
[email protected]
Sem funcionar desde o início do ano, a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve retomar as atividades a partir de amanhã, em Tijucas. Após reportagem do Jornal DAQUI denunciando o caso, o veículo que estava quebrado foi para o conserto. Além do problema com o veículo, o Samu de Tijucas também enfrenta problemas burocráticos no Ministério da Saúde.
O DAQUI foi procurado por um funcionário do Samu, que preferiu não se identificar. Segundo ele, a base da cidade estava fechada desde o dia 31 de dezembro. “Nossa ambulância estava quebrada e os materiais e medicamentos estão passando do prazo de validade”, lamenta. Além disso, ele afirma que, por falta de estrutura, os funcionários não estavam trabalhando. “Estávamos batendo o ponto de casa”, assegura. A declaração é negada pelo secretário de Saúde, Vilson José Porcíncula, o Tem. “Esta informação não procede. Alguns estavam de férias, outros prestando serviço no posto de saúde”, garante.
De acordo com o funcionário do Samu, com a repercussão da reportagem do jornal DAQUI, a base de Tijucas vai voltar a operar. “Mandaram limpar e organizar tudo e já estamos cumprindo horário na nossa sede”, revela. O secretário informou que a ambulância volta do conserto amanhã e que está providenciando a regularização do sistema no Ministério da Saúde e a capacitação dos funcionários, para a regularização total dos serviços.
DAQUI em busca de uma nova ambulância
Deputado pleiteou ambulância a pedido do jornal
A pedido do Jornal DAQUI, o deputado estadual Serafim Venzon (PSDB) solicitou à secretaria de Estado da Saúde uma nova ambulância para Tijucas. O secretário estadual Vicente Caropreso ficou a par da situação e prometeu agilidade no caso. “Um município como Tijucas não pode ficar sem ambulância”, destaca.
Cabe agora ao município elaborar um documento que comprove a precariedade do veículo para que a secretaria estadual possa destinar um novo veículo. Na tarde de ontem, Venzon se reuniu com prefeito Elói Mariano Rocha (PSD), que se comprometeu a providenciar o documento para dar início ao processo.
|