Na última edição do jornal DAQUI, a reportagem principal trazia a situação do Samu de Tijucas – fechado desde 31 de dezembro do ano passado, com problemas burocráticos que suspenderam o serviço aqui e com a ambulância rebaixada (termo utilizado para dizer que não poderia mais ser utilizada, conforme o secretário municipal de Saúde).
A matéria informava ainda as medidas que iriam ser adotadas pelo município para resolver o problema e que, por enquanto, as demandas do Samu estavam sobrecarregando a secretaria, que precisava mediar a utilização de ambulâncias, inclusive dependendo de outras cidades (Biguaçu e Nova Trento).
E no mesmo dia em que a reportagem chegava aos leitores, chega-nos cópias de uma publicação de outro veículo de comunicação com a seguinte chamada: “Secretário de Saúde de Tijucas está revoltado com falsa notícia”, estampada com a capa do DAQUI, em que aparecia a manchete da situação do Samu.
Neste caso, nem iremos discutir a ética profissional. Deixemos isto para lá, já que não se pode esperar que todos a tenham! Apesar de entristecidos, percebemos, mais uma vez, que nossa credibilidade não foi afetada. Até porque, quem acompanha o trabalho do DAQUI percebe que o interesse público de Tijucas é sempre colocado em primeiro lugar. E quem dera fosse “falsa” a notícia de que o Samu daqui está suspenso... Preferíamos o serviço funcionando a ter que noticiar este tipo de descaso. Agora, maquiar a realidade, não faremos. Jamais!
|