Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

27 de Março de 2015 - 12:05:53

Nova ponte deve demorar mais de um ano

Projeto vai ser entregue semana que vem ao Município. Já para a Bulcão Viana, a prefeitura não tem planos
 
 
Nova ponte deve demorar mais de um ano

Moradores do bairro Pernambuco devem ficar por mais de um ano sem poder utilizar a principal passagem entre a comunidade e o centro de Tijucas. Desde que um dos pilares de sustentação da ponte Bulcão Viana cedeu, em dezembro do ano passado, a prefeitura iniciou a tramitação para a construção de uma nova travessia sobre o rio Tijucas. O projeto deve ser entregue ao Município na semana que vem. A estimativa é de que a execução da obra da nova ponte demore pelo menos um ano, mas, antes disso, ainda é preciso captar os recursos para a construção – que deve custar cerca de R$ 6,5 milhões.

“A empresa contratada deve nos apresentar o projeto no dia 31 de março. Já temos noção do custo médio e sabemos que será com duas pistas e uma passarela”, antecipa do prefeito Valério Tomazi. Ele assegura que, tão logo receba o projeto, irá protocolar o pedido de recursos no Governo do Estado. “Eu já conversei por lá, mas temos que oficializar o pedido. Viabilizar o recurso é complicado”, avalia o prefeito.

De acordo com Tomazi, assim que conseguir o dinheiro para pagar a obra, a expectativa é de que demore 12 meses para que a nova ponte esteja pronta. “Eu queria concluir até o fim deste mandato. Sei que é difícil, mas se tiver dinheiro disponível, conseguiremos fazer neste prazo”, comenta.

O QUE ACONTECEU?

Na madrugada do dia 22 de dezembro do ano passado, um dos pilares que dava sustentação à estrutura metálica na margem direita da ponte Bulcão Viana cedeu. Após análise da Defesa Civil, foi interditada a passagem no local – deste veículos, até pedestres. No mesmo dia, o prefeito assinou o decreto que declarava situação de emergência nas áreas afetadas pela erosão da margem do rio. “Talvez forçadas pela necessidade, as pessoas, hoje, insistem em passar. Mas a ponte está interditada”, afirma o prefeito. Ele reforça que, em dias de chuva, a travessia pelo local fica ainda mais perigosa.

A PONTE “VELHA”...

Construída em 30 de abril de 1930, a ponte Bulcão Viana – além de ser um dos cartões postais da cidade – tem valor histórico: foi a principal ligação entre o norte e sul de Santa Catarina durante muitas décadas (antes da construção da BR-101). Apesar disto, não é tombada como patrimônio do município.

Enquanto a prefeitura está focada na construção de uma nova passagem, não há projetos para que a Bulcão Viana seja arrumada. “Primeiro temos que ver a questão da mobilidade urbana. Depois pensamos na questão do patrimônio”, justifica Tomazi.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube