Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

16 de Março de 2017 - 18:52:59

Antônio, um músico à espera do natal

Foi às vésperas das festividades natalinas que ele, apaixonado por Terno de Reis, chegou ao Lar
 
 

Na infância, Antonio aprendeu a tocar vários instrumentos musicais

 

MARINA OLIVEIRA

[email protected]

 

É festa e a cidade se enche de luz. Tem música, riso, canto, presépios, pisca-pisca e neve artificial. As pessoas riem, partilham a ceia, trocam presentes, desejam os melhores sentimentos a todo mundo, do sem teto ao empresário. Um dezembro eterno por trinta minutos de entrevista para Antônio de Souza. Aos 79 anos, entre perguntas sobre o passado e o presente, o mais importante a se discutir é: ainda não é Natal.

Na memória, Antônio nasceu em Vidal Ramos, cidade fundada a menos tempo que ele tem de vida. Nos documentos de entrada no Lar Santa Maria da Paz, é natural de um município mais perto: São João Batista. Quando menino, aprendeu a tocar violão, cavaquinho, gaita de boca e acordeão. A maioria deles descobriu sozinho, “de ouvido” diz ele. Outros truques musicais treinou com o cunhado durante a adolescência.

Do aprendizado principalmente do violão e da gaita, passou a tocar em grupos de Terno de Reis. Buscando nas memórias, conta que na mocidade saía a tocar e cantar pelas ruas durante a noite toda, “tocava em todas as ruas daqui”. “Aqui” é São João Batista, onde a cabeça insiste em ficar presa e manter as memórias.

Dentre suas histórias – em Vidal Ramos, São João Batista ou Tijucas – Antônio foi agricultor. Plantou milho, feijão, batata e viveu do que a terra lhe deu por todos os anos. Casou, teve seis filhos e já está viúvo há 15 anos. Quando ainda vivia com a esposa, saía para os bailes para dançar vanerão. Como um homem de respeito, levava a companheira junto, mas reclama: “mulher não aprende a dançar”. E ri.

MEMÓRIA PERDIDA

Foi no último dezembro que Antônio passou a morar no Lar de Tijucas. Dias depois da chegada dele, os idosos receberam a visita de dezenas de padrinhos e madrinhas da campanha Padrinho Solidário. Além de receberem presentes, o encontro foi embalado por uma apresentação musical, que Antônio participou tocando feliz e orgulhoso de si. Hoje não se lembra de ter tocado durante a visita, e lamenta: “pena que não toquem mais Terno de Reis por aqui”.

Naquele momento a cabeça estava em um Antônio mais jovem que o de quase oito décadas de vida. Com convicção diz que é ele quem cuida do dinheiro que recebe e que mora há algumas ruas dali. Minutos depois, afirma que a melhor parte de estar morando no Lar é poder descansar e ver o movimento na rua. Entre idas e vindas, o calendário da memória volta para dezembro e canta o Hino de Reis: “25 de dezembro, quando o galo deu o sinal... Que nasceu o Menino Deus, numa noite de Natal”. E

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube