Estudantes lotaram o plenário da Câmara de Vereadores
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
O plenário da Câmara de Vereadores de Tijucas, na última sessão, esteve lotado. Estudantes que precisam sair do município e dependem de ajuda de custos da prefeitura foram até o Legislativo pedir apoio para conseguirem o benefício de 100% do transporte. Alguns parlamentares chegaram a garantir que a gratuidade seria aplicada, contudo, esta decisão ainda não foi tomada pelo Poder Executivo.
Por enquanto, segundo a secretária municipal de Educação, Neide Maria Reis, fica tudo como está. Ou seja, quem contava com reembolso de 50% do transporte continua recebendo desta forma e quem contava com a gratuidade, permanece. No entanto, não é definitivo. Um projeto de lei deverá ser elaborado e enviado para a Câmara prevendo o novo formato de ajuda de custos do transporte universitário.
“Vale ressaltar que os estudantes precisam aguardar esta nova fase. Encerramos os cadastros de todos e agora precisamos fazer as análises, considerando o financeiro do município e as possibilidades de oferecer o melhor para todos”, destaca Neide. Segundo ela, o cadastro que foi encerrado no início deste mês, constatou que 450 estudantes precisam do benefício para estudarem em instituições localizadas em outras cidades.
A secretaria de Educação deve, agora, firmar uma parceria com a de Ação Social para elaborarem critérios e analisarem os perfis socioeconômicos dos estudantes. “Nossa ideia é a de padronizar e analisar todos os casos. Não é justo que a definição de quem merece 100% seja a de ir para determinada cidade, enquanto outros, que talvez precisem igualmente, recebam o reembolso de 50%”, argumenta a secretária.
TRANSPORTE PRÓPRIO
Entre as possibilidades que estão sendo estudadas pela prefeitura de Tijucas, segundo a secretária de Educação, uma é a de que o município adquira ônibus para que diminua a necessidade de contratar o serviço de transportes com empresas. “Estamos estudando a viabilidade. Mas esta, em princípio, seria uma forma de diminuir os valores e aumentar a qualidade da prestação de serviços”, acredita.
|