Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

02 de Fevereiro de 2017 - 18:05:52

Sistema de tratamento de esgoto já começa a apresentar problemas

Com poucos meses em funcionamento, sistema sanitário transborda e fede em alguns pontos da cidade.
 
 
Sistema de tratamento de esgoto já começa a apresentar problemas

É a terceira vez que chove e vaza esgoto na Rua Rio de Janeiro

 

Ana Maria Leal da Veiga

[email protected]

 

 

Os moradores das ruas Rio de Janeiro e Tocantins, no bairro Universitário, estão revoltados. A cada chuva, o sistema de tratamento de esgoto – recém implantado – transborda.  Além das duas ruas, outros pontos da cidade sofrem com o mesmo problema. A nova diretoria do Samae trabalha para amenizar o problema.

 

Moradores reclamam de vazamento de esgoto no bairro Universitário

 

Os aposentados Arnaldo José Gabriel, de 48 anos e Assis Américo Cardoso, de 53, moram na rua Rio de Janeiro. Os dois sofrem com o problema do vazamento de esgoto. Segundo eles, a primeira vez que aconteceu o vazamento foi no dia 31 de dezembro, bem na virada do ano. “Depois disso, a cada chuva o esgoto transborda e fede”, constatam. O cheio ruim na rua permanece por dias. “Quando essa água de esgoto seca fica uma lama. Bate o sol e fica um cheiro muito ruim. Ninguém aguenta”, contam.

Dona Alcires Casas mora na Rua Tocantins. Por duas vezes, em menos de um mês, a calçada dela ficou coberta de esgoto. Os três moradores estão com medo de fazer a ligação à rede de tratamento esgoto sanitária. “Quem já fez está sofrendo ainda mais. O pior de tudo é que já estamos pagando por esse serviço mal feito e que não usamos”.

 

Samae sabe do problema

O novo diretor do Samae, Jorge Steil, reconhece o problema. Ele, inclusive, já foi verificar pessoalmente a situação nas ruas Rio de Janeiro e Tocantins. “Estou ciente do problema e que ele é grave. Estamos trabalhando para amenizar. Por isso, estamos fazendo um levantamento completo da situação e vamos passar todas as informações para a comunidade, em uma coletiva de imprensa”, revela.

Steil conta que outros pontos da cidade também sofrem com vazamento, como por exemplo, a Rua Coronel Buchelle, nas proximidades do Dinossauro. “Hoje (terça-feira) estava voltando esgoto lá. Três bombas estavam paradas. Quando a bomba não trabalha, o esgoto tem que voltar para algum lugar”, explica. Segundo Steil, um dos motivos para o problema é que a população possa estar abrindo as “tampas de espera” do esgoto para escoar a água da chuva, o que é proibido.

 

Obra milionária

A obra de tratamento de esgoto, eleita pelo ex-prefeito Valério Tomazi, como a mais importante do seu mandato, custou aos cofres públicos R$ 32.011.228,00. O tratamento abrange 60% da área urbana do município. O projeto contempla 5.200 ligações, entre casas e comércios.  A Cosatel, empreiteira responsável pela obra, iniciou os trabalhos em Tijucas em março de 2012 e terminou em dezembro de 2016.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube