Topo
TIJUCAS | Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

02 de Fevereiro de 2017 - 18:05:52

Sistema de tratamento de esgoto já começa a apresentar problemas

Com poucos meses em funcionamento, sistema sanitário transborda e fede em alguns pontos da cidade.
 
 
Sistema de tratamento de esgoto já começa a apresentar problemas

É a terceira vez que chove e vaza esgoto na Rua Rio de Janeiro

 

Ana Maria Leal da Veiga

[email protected]

 

 

Os moradores das ruas Rio de Janeiro e Tocantins, no bairro Universitário, estão revoltados. A cada chuva, o sistema de tratamento de esgoto – recém implantado – transborda.  Além das duas ruas, outros pontos da cidade sofrem com o mesmo problema. A nova diretoria do Samae trabalha para amenizar o problema.

 

Moradores reclamam de vazamento de esgoto no bairro Universitário

 

Os aposentados Arnaldo José Gabriel, de 48 anos e Assis Américo Cardoso, de 53, moram na rua Rio de Janeiro. Os dois sofrem com o problema do vazamento de esgoto. Segundo eles, a primeira vez que aconteceu o vazamento foi no dia 31 de dezembro, bem na virada do ano. “Depois disso, a cada chuva o esgoto transborda e fede”, constatam. O cheio ruim na rua permanece por dias. “Quando essa água de esgoto seca fica uma lama. Bate o sol e fica um cheiro muito ruim. Ninguém aguenta”, contam.

Dona Alcires Casas mora na Rua Tocantins. Por duas vezes, em menos de um mês, a calçada dela ficou coberta de esgoto. Os três moradores estão com medo de fazer a ligação à rede de tratamento esgoto sanitária. “Quem já fez está sofrendo ainda mais. O pior de tudo é que já estamos pagando por esse serviço mal feito e que não usamos”.

 

Samae sabe do problema

O novo diretor do Samae, Jorge Steil, reconhece o problema. Ele, inclusive, já foi verificar pessoalmente a situação nas ruas Rio de Janeiro e Tocantins. “Estou ciente do problema e que ele é grave. Estamos trabalhando para amenizar. Por isso, estamos fazendo um levantamento completo da situação e vamos passar todas as informações para a comunidade, em uma coletiva de imprensa”, revela.

Steil conta que outros pontos da cidade também sofrem com vazamento, como por exemplo, a Rua Coronel Buchelle, nas proximidades do Dinossauro. “Hoje (terça-feira) estava voltando esgoto lá. Três bombas estavam paradas. Quando a bomba não trabalha, o esgoto tem que voltar para algum lugar”, explica. Segundo Steil, um dos motivos para o problema é que a população possa estar abrindo as “tampas de espera” do esgoto para escoar a água da chuva, o que é proibido.

 

Obra milionária

A obra de tratamento de esgoto, eleita pelo ex-prefeito Valério Tomazi, como a mais importante do seu mandato, custou aos cofres públicos R$ 32.011.228,00. O tratamento abrange 60% da área urbana do município. O projeto contempla 5.200 ligações, entre casas e comércios.  A Cosatel, empreiteira responsável pela obra, iniciou os trabalhos em Tijucas em março de 2012 e terminou em dezembro de 2016.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo lança programação da nona edição do Festival do Camarão
Casal gaúcho doa sapatos e toucas para o Programa Criança Feliz de Tijucas
Porto Belo realiza Semana do Meio Ambiente com projeto de educação marinha
Secretaria de Educação de Canelinha e Polícia Militar realizam ação educativa pelo Maio Amarelo
Campanha de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes acontece em Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube