Nova reunião deve acontecer amanhã na secretaria de Educação
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
Às vésperas do início das aulas, estudantes universitários de Tijucas que precisam ir para outras cidades da região estudar reivindicam transporte gratuito – benefício que, até ano passado, era concedido aos que iam para Balneário Camboriú, Brusque e Itajaí. Para as demais localidades, o reembolso era de 50%. Ontem pela manhã, um grupo de universitários foi até a secretaria municipal de Educação para questionar a concessão do benefício. Eles ficaram em alerta após ser aberto o cadastro pedindo informações socioeconômicas.
“As informações que chegam para nós são todas desencontradas, por isso ficamos preocupados. As aulas vão começar e ainda não sabemos se teremos ônibus”, comentou a estudante Manuela Venzon, que há três anos se desloca para uma universidade em Brusque. Ela foi uma das que compareceu à secretaria de Educação, ontem, pedindo esclarecimentos.
Aos alunos, a secretária Neide Maria Reis explicou que uma das possibilidades é que seja feita a igualdade do benefício, encerrando a diferença entre os que têm reembolso e os que contam com a gratuidade do transporte universitário. Ela salientou que, desde 2002, há uma lei municipal que determina que a concessão seja de até 80%. No entanto, terá reunião com o prefeito Elói Mariano Rocha (PSD) para definir o que será feito.
“Nosso primeiro pedido foi para que os alunos façam o cadastro e tragam a documentação. Só poderei falar sobre percentual de reembolso ou valores depois que tivermos as informações obtidas neste cadastramento. A intenção não é tirar direitos de um ou de outro”, salientou Neide.
DÍVIDA DO TRANSPORTE
“Em momento nenhum temos intenção de prejudicar. Mas, estamos sim com dívidas de transporte, tem grupo que ainda não foi reembolsado do transporte deles de dezembro do ano passado. Precisamos organizar para que não pare tudo”, explicou Neide. Ao final, ficou definido que o grupo de alunos irá elaborar um requerimento à secretaria de Educação, colocando as reivindicações e questionamentos, e formará uma comissão para voltar a conversar com a secretária amanhã, às 9h.
TEM QUE CADASTRAR
O cadastramento de alunos que precisam transporte escolar e universitário para instituições de outras cidades começou na última segunda-feira. Os interessados devem se cadastrar até dia 5 de fevereiro no setor de Transportes da secretaria, que funciona diariamente das 7h às 13h. Mais informações pelo telefone (48) 3263-8174.
DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA
- Cópia do RG e do CPF;
- Cópia do comprovante de residência;
- Atestado de matricula e frequência;
- Duas fotos 3x4;
- Certidão de nascimento atualizada;
- Certidão de casamento ou união estável atualizada;
- Holerite/contracheque com carimbo ou papel timbrado da empresa;
- Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.
|