Hélio Gama quer ver Tijucas entre os 10 mais transparentes do estado
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
Durante o encontro com a imprensa, o prefeito eleito Elói Mariano Rocha (PSD) unificou o discurso de que duas frentes serão prioridades da nova administração: elevar a transparência e garantir o equilíbrio fiscal. Atualmente, com uma queda da arrecadação que foi comum a todos os municípios, as despesas da prefeitura de Tijucas estariam sendo maiores que as despesas.
“Estamos todos vendo a dificuldade que nosso país está passando. Essa crise chegou mais que profundamente nos municípios. Nossa primeira meta será o equilíbrio fiscal. Ainda não vou falar dos números que nós vamos herdar, por uma questão ética”, afirma o futuro secretário de Administração e Finanças, Hélio Gama. Apesar de não mencionar números totais, ele disse que a média do desequilíbrio entre receita e despesas nos últimos meses tem sido de aproximadamente R$ 500 mil.
Para a redução, além da diminuição do número de secretários, outra aposta da nova administração está na redução do número de cargos comissionados. A intenção é de que sejam cortados entre 20 e 25% dos 134 cargos comissionados existentes hoje. E ainda pretendem designar servidores efetivos para algumas destas funções de confiança. “Tudo que fizermos a partir de janeiro será pensando nesse equilíbrio fiscal”, garante Elói.
MAIS TRANSPARENTE
Atualmente, Tijucas ocupa a 123ª posição no ranking de transparência dos municípios de Santa Catarina. Um dos compromissos do novo secretariado é fazer com que o acesso a informação seja mais facilitado e que Tijucas figure entre os 10 mais transparentes do estado. Segundo o futuro secretário de Administração e Finanças, até fevereiro o município já disponibilizará o novo Portal da Transparência, que deverá facilitar a compreensão de quem buscar informações sobre as contas públicas.
|