Sem tratamento, sífilis pode até levar à morte
Agentes de saúde do município de Tijucas alertam para um aumento no número de casos de sífilis. De acordo com a secretária de Saúde, Rose Furtado, o uso correto e regular da camisinha é uma medida importante de prevenção da doença. Ela ressalta também a importância da realização de testes rápidos (que podem ser feitos gratuitamente), além da realização de acompanhamento com as gestantes, buscando identificar e tratar casos existentes durante o pré-natal.
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por bactéria. A doença pode ser transmitida por relação sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.
Os primeiros sintomas podem ser identificados por pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas. A sífilis pode ficar estacionada, sem sintomas, por meses e até anos, e sem o tratamento adequado, pode ressurgir com complicações graves, como a cegueira, paralisia, dano cerebral e problemas cardíacos, podendo levar à morte.
Em Tijucas estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde Dona Calina, no bairro Praça, os testes rápidos para diagnóstico da sífilis, HIV e hepatites B e C. para realizar o exame não há necessidade de passar por uma consulta médica, já que se trata de um teste rápido. Os encaminhamentos são realizados caso haja a verificação de algumas destas doenças. A unidade atende para os testes rápidos de segunda-feira à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
|