Topo
TIJUCAS | Quarta Feira, 24 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

10 de Novembro de 2016 - 18:09:04

Saúde alerta para aumento de sífilis

No município são realizados os chamados testes rápidos para identificação de doenças sexualmente transmissíveis
 
 

 

Sem tratamento, sífilis pode até levar à morte

 

Agentes de saúde do município de Tijucas alertam para um aumento no número de casos de sífilis. De acordo com a secretária de Saúde, Rose Furtado, o uso correto e regular da camisinha é uma medida importante de prevenção da doença. Ela ressalta também a importância da realização de testes rápidos (que podem ser feitos gratuitamente), além da realização de acompanhamento com as gestantes, buscando identificar e tratar casos existentes durante o pré-natal.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por bactéria. A doença pode ser transmitida por relação sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto.

Os primeiros sintomas podem ser identificados por pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas. A sífilis pode ficar estacionada, sem sintomas, por meses e até anos, e sem o tratamento adequado, pode ressurgir com complicações graves, como a cegueira, paralisia, dano cerebral e problemas cardíacos, podendo levar à morte.

Em Tijucas estão disponíveis na Unidade Básica de Saúde Dona Calina, no bairro Praça, os testes rápidos para diagnóstico da sífilis, HIV e hepatites B e C. para realizar o exame não há necessidade de passar por uma consulta médica, já que se trata de um teste rápido. Os encaminhamentos são realizados caso haja a verificação de algumas destas doenças. A unidade atende para os testes rápidos de segunda-feira à quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube