Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

10 de Novembro de 2016 - 18:00:28

Educação investiga uso de certificados falsos

Há suspeita de que professores de Tijucas também tenham comprado títulos para melhorar posição em processos seletivos
 
 
Educação investiga uso de certificados falsos

Denúncia da venda de certificados foi feita pela RBS TV

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

A secretaria municipal de Educação de Tijucas investiga a denúncia de que professores da cidade estariam entre os que compraram certificados falsos de cursos de aperfeiçoamento e qualificação profissional para conseguirem melhores classificações nas provas de ACT (Admissão em Caráter Temporário) ou ainda, nos casos dos efetivos, a elevação no nível salarial pela progressão de carreira.

Reportagem exibida pela RBS TV denuncia a venda de certificados – com carga horária e temas a serem escolhidos pelos compradores, de acordo com o interesse – para que professores da rede pública consigam aumentar as notas nas provas de ACT ou mesmo elevar o nível salarial, no caso dos efetivos, com os supostos cursos de aperfeiçoamento. A equipe de reportagem comprou dois certificados para comprovar a fraude. Os títulos foram entregues ao Ministério Público de Santa Catarina, que instaurou inquérito.

Quando um professor participa de um processo seletivo para a contratação temporária, precisa realizar duas provas: uma escrita e outra de títulos. Quanto mais certificados, mais eleva a pontuação. Ao final, os melhores posicionados têm, entre outros benefícios, o direito de escolher qual escola trabalhar, quais turmas e qual o horário. Em uma das vendas gravadas pela equipe de reportagem, o professor que oferece certificados falsos diz: “agora eu vou a Tijucas, vou fechar um grupo lá”.

Por meio da assessoria de imprensa da prefeitura, a secretaria de Educação informa que está fazendo um levantamento no departamento de Recursos Humanos (RH) para saber todos que apresentaram certificados das empresas denunciadas. E que, após esta verificação, será aberto processo administrativo para apurar mais detalhadamente cada caso e decidir quais medidas tomar.

 

 

 

PROFESSOR DE TIJUCAS ENVOLVIDO

 

- Chegando em casa eu te ligo, que agora eu vou a Tijucas, vou fechar um grupo lá. Aí te mando por e-mail e mando as opções que têm na área de Educação Física, escolhe um código ali e aí a gente fecha direitinho. Quando eu te entregar o certificado eu recebo. Tu precisa de uma carga maior, ou 100 horas é suficiente? Essa prova de títulos lá não pontua com mais? Que eu consigo até 250 horas.

 

O repórter, então, compra o de 250 horas. Quem vendeu e fez a entrega do certificado, conforme a reportagem feita pela RBS TV, foi um professor efetivo em Tijucas, mas que mora em Florianópolis. De acordo com a secretaria de Educação, antes mesmo da denúncia ser divulgada, Andrei da Rosa já havia pego licença do cargo. Ele só será afastado da função caso a Justiça se manifeste pedindo este afastamento. A reportagem não conseguiu contato com o professor.

Por meio de nota, a empresa Ceduc@, que emitiu o certificado denunciado como fraudulento, informou que “repudia toda e qualquer forma de atividade ilícita em relação ao seu trabalho. Os cursos são vendidos na própria sede, no site e por coordenadores. (...) A empresa desconhece o fato ocorrido desta venda de curso e já tomou as devidas providências para que isso não ocorra mais e que o coordenador foi desligado da empresa”.

 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube