Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 28 de Março de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

19 de Março de 2015 - 17:50:51

Terrenos baldios viram lixões a céu aberto

Estão jogando lixo pela cidade. Secretário de Obras conta que os dejetos são jogados durante a madrugada
 
 
Terrenos baldios viram lixões a céu aberto

A cidade de Tijucas está sofrendo com o descarte irregular do lixo. Há pelo menos sete terrenos baldios onde são despejados entulhos e lixos, semanalmente, em diferentes bairros do município. O lixão a céu aberto faz mal para a saúde e também prejudica o meio ambiente. A multa para quem joga dejetos na natureza varia entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões.

A avenida Emilia Ramos, a P4, é um ponto de descarte irregular de lixo. Praticamente toda semana são jogados entulhos, restos de comida, roupas velhas e outros objetos na beira da estrada. No mês passado, depositaram uma dezenas de pneus velhos no local, também já foi jogada uma carga vencida de supermercado. O secretário municipal de Obras, Transporte e Serviços Públicos, Cláudio Izidoro, acredita que a população e até empresas jogam os dejetos durante a madrugada. “Virou rotina. A prefeitura limpa o terreno e logo em seguida está sujo novamente. Estamos investigando e vamos multar os responsáveis”, afirma.

Além da P4, segundo Cláudio, há outros pontos de descarte irregular do lixo espalhados pelo município. Um deles é na rua Antônio Bayer, no centro da cidade, em frente à Deliz Indústria do Vestuário. “Diariamente acontece um acúmulo de lixo maior no local, mesmo a prefeitura limpando. Está se formando um lixão a céu aberto”, lamenta Soraia Zonta, proprietária de uma empresa ao lado do terreno onde são descartados os dejetos.

O caminhão do lixo passa três vezes na semana nas áreas urbanas de Tijucas e uma vez nos bairros mais afastados. Para Cláudio, falta consciência por parte das pessoas. Segundo ele, acontece muito casos de pessoas que estão construindo e não querem chamar alguém para retirar os entulhos no fim da obra e acabam jogando no meio ambiente. O secretário pede ajuda da população para identificar quem faz isso. Se você ver alguém jogando lixo a céu aberto, denuncie. Ligue para (48) 3263-8100 e fale com o setor de obras da prefeitura.

COLETA SELETIVA

O lixo jogado nos terrenos, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população. Nos períodos de chuva, também são propícios para o desenvolvimento de larvas de mosquitos, como a dengue. Não há desculpa para descartar o lixo de forma errada. Em Tijucas, além do caminhão do lixo, que passa três vezes na semana nos bairros, há também a coleta seletiva.

Hoje, o município já tem 2,5 mil famílias cadastradas na Coopervat, uma cooperativa de reciclagem de lixo. Elas separam tudo que pode ser reaproveitado dos dejetos orgânicos. Segundo o diretor, Edegar Paulino, a cooperativa recolhe 200 toneladas de resíduos por mês, no município. Cerca de 35% do lixo coletado pode ser reciclado ou reutilizado e outros 35% podem virar adubo. As famílias que quiserem separar o lixo para reciclagem, podem ligar para (48) 9904-5072.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo recebe a obra do Pronto Atendimento 24h
Tijucas inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza e Tétano
Bombinhas e Florianópolis têm áreas de cultivo de moluscos interditadas temporariamente
Prefeitura de Tijucas está com vagas de estágio remunerado abertas
Audiência Pública para leitura da realidade municipal de Tijucas acontece dia 02 de abril
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube