Prefeito e vice eleitos têm procurado apoio de lideranças do estado
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
Para garantir que a "mudança" defendida durante a campanha eleitoral seja aplicada na gestão municipal, o prefeito eleito de Tijucas, Elói Mariano Rocha (PSD), prepara uma reforma administrativa em que, segunda ele, nenhum cargo comissionado será criado, mas serão extintos alguns dos existentes.
O anúncio oficial do primeiro a compor o alto escalão do governo já foi nesta linha de redução de cargos. Hélio Gama (PP) foi convidado para assumir as secretarias de Administração e de Finanças - que hoje são ocupadas por duas pessoas, contudo, na próxima gestão, será incorporada numa mesma pasta. E Hélio aceitou.
"A nossa intenção é unificar, promovendo a extinção de alguns cargos e, com isso, garantindo que iremos enxugar a máquina da melhor forma possível, aumentando a nossa capacidade de investimento", justifica Elói. Além de Hélio, nenhum outro nome foi confirmado para compor o alto escalão da administração municipal. O prefeito eleito diz que novos nomes deverão ser anunciados apenas na primeira quinzena de novembro.
Politicamente, Elói diz que não sairá arranhado com os partidos que compuseram a coligação durante a campanha eleitoral ao começar um processo de exclusão de cargos comissionados. "Não fizemos promessas durante a campanha. E os partidos não demonstraram resistência a esta decisão, porque entendem que, para a mudança realmente acontecer, temos que fazer esta reforma administrativa",salienta.
PERÍODO DE TRANSIÇÃO
Hoje, Elói e o vice-prefeito eleito, Adalto Gomes (PT), têm uma reunião com o atual prefeito, Valério Tomazi (PMDB), para dar início ao processo de transição. "Acreditamos que será um processo tranquilo. O Valério deixou a prefeitura à nossa disposição", afirma Elói. Com o primeiro secretário já definido, a expectativa é de que Hélio participe destes primeiros contatos para a transição de um gestor para outro.
REUNIÕES NO ESTADO
Elói e Adalto, durante este período prévio, estão fazendo visitas a lideranças no estado. Primeiro, conversaram com o deputado federal João Rodrigues (PSD). Conseguiram ainda garantia de apoio para Tijucas de outros parlamentares de siglas aliadas: Espiridião Amin (PP), Décio Lima (PT) e Cesar Souza (PSD).
Ontem, prefeito e vice eleitos tiveram em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Gelson Merísio (PSD). "Eles reconhecem que têm uma dívida com Tijucas e irão nos apoiar", conclui Elói. No início da próxima semana, o encontro será com o governador Raimundo Colombo (PSD), para selar o suporte ao município.
|