Topo
TIJUCAS | Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

13 de Outubro de 2016 - 17:42:32

O secretariado será escolhido por mim e pelo vice

Prefeito eleito garante que irá fazer uma administração pautada no que o povo pediu durante a campanha e confirma compromisso com a mudança
 
 
O secretariado será escolhido por mim e pelo vice

 

Raio X

Elói Mariano Rocha

Idade: 61 anos

Carreira: Elói Mariano Rocha é professor há 45 anos. Começou a carreira como professor de Educação Física no Colégio Cruz e Sousa, em Tijucas. Logo após, passou a dar aulas de matemática. Lecionou em todas as escolas estaduais do município. Foi diretor na escola Valério Gomes, na Praça, e também na Olívia Bastos, em Nova Descoberta. Foi eleito vereador em 1996 e teve três mandatos seguidos no Legislativo. Também foi secretário de Educação entre 1994 e 1995 e de 2000 a 2004.

 

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

Com uma diferença de quase três mil votos, Elói Mariano Rocha (PSD) foi eleito novo prefeito de Tijucas, tendo Adalto Gomes (PT) como vice e a mudança como compromisso. Em entrevista ao jornal DAQUI, Elói garante que não será marionete – como alguns adversários disseram durante o período de campanha –, que deverá compartilhar a administração com o vice e que, em princípio, ex-secretários e ex-vereadores não deverão compor o novo secretariado.

 

DAQUI – O senhor estava afastado das urnas desde 2008, imaginava que surgiria essa oportunidade de ser candidato a prefeito e, ainda, vencer a eleição?

Elói – Não imaginava. Eu imaginava descansar, gozar das licenças que eu tenho como funcionário público, que são seis licenças, e tinha toda uma programação diante disso. E o meu nome surgiu através de uma pesquisa. Como o sangue político corre nas veias, eu aceitei o desafio. E obtive sucesso.

 

DAQUI – Tijucas o escolheu: professor, de família de pescadores e do bairro da Praça. O que sua chegada à prefeitura muda para as categorias da Educação e Pesca e também para o bairro da Praça?

Elói – Eu sempre, em campanha, falei do respeito às pessoas. É claro que vamos olhar para a agricultura, pesca, educação, que entendemos ser o alicerce. Mas vamos estar atentos a todas as questões do nosso município.

 

DAQUI – O recado da maioria dos eleitores nas urnas foi: “queremos a mudança que estão nos propondo”. Agora eleito, como o senhor irá garantir esta mudança na gestão?

Elói – Estou bem à vontade para implantar uma nova forma de mudança, até porque a prefeitura não é minha, a prefeitura não é de um grupo político e nem de um partido: a prefeitura é do povo. Então, o povo já direcionou basicamente o que eles querem e nós vamos cumprir aquilo que nos solicitaram.

 

DAQUI – Como será decidida a composição do seu secretariado?

Elói – Esta composição, hoje, não tem qualquer compromisso. Não fui para a campanha comprometido com secretaria A ou secretaria B. Esse período de transição, que devemos marcar para os próximos dias para sentar com o atual prefeito Valério Tomazi, é importante. Entendo que temos que olhar bem essas secretarias, enxugar cargos comissionados, porque nessa atual conjuntura econômica a prefeitura de Tijucas precisa aumentar a sua capacidade de investimento. Até respeitando o pedido da população, o secretariado será escolhido por mim e pelo vice.

 

DAQUI – Hoje vocês já têm alguma secretaria definida?

Elói – No momento, nenhuma secretaria. Estaremos definindo após a conversa com o atual prefeito.

 

DAQUI – Na câmara, alguns de seus apoiadores defendiam que vice-prefeito só tivesse salário se trabalhasse em alguma das pastas da administração. Já existe algum destino para o seu vice, Adalto Gomes (PT), dentro do governo?

Elói – Nós estamos bem à vontade, até pela quantidade de votos que recebemos... Estamos bem à vontade para administrar. Quero dizer que o Adalto terá uma secretaria, se assim ele quiser. Mudança é trabalho. E trabalho também é com o vice. Ele pode assumir uma secretaria, sim.

 

DAQUI – Existe bastante expectativa com relação à Educação, principalmente porque um professor chegou ao comando da prefeitura. O que o senhor pretende fazer de diferente na Educação de Tijucas?

Elói – Primeiro nós vamos chamar a categoria municipal para rever alguns pontos positivos que deverão ser continuados e eliminar alguns pontos negativos, buscando essa inovação. Nós temos conhecimento e pode-se ter certeza que iremos olhar com muito carinho para a Educação municipal. Nós precisamos melhorar, e muito!

 

DAQUI – Durante a campanha, seus adversários políticos tentaram passar aos eleitores que o senhor seria manipulado por políticos que estavam ou ainda estão no poder. Afinal, ex-secretários e ex-vereadores irão compor seu secretariado?

Elói – No momento, não! No momento, isso está descartado. Mas tudo depende do diálogo entre mim e o vice para vermos essa situação. Agora, me sinto bem à vontade, sem ser manipulado, para indicar a composição do governo. E não é como alguns adversários pensaram. O tempo irá dizer.

 

DAQUI – Os vereadores eleitos são, na maioria, da coligação de oposição. Como o senhor irá garantir a governabilidade?

Elói – Estou feliz, estou contente pela renovação. Há muita gente jovem e comprometida com a população. E baseado nesses compromissos, que vem de encontro aos meus princípios, eu não vejo nenhuma dificuldade em ter a minoria ou a maioria de oposição, considerando a qualidade das pessoas que o povo elegeu. Essa resposta de renovação nas urnas foi um ponto muito positivo. E tenho certeza, assim como o prefeito e vice têm esse entendimento, o Legislativo também terá esse entendimento de que o compromisso de todos é com Tijucas.

 

DAQUI – Quais as medidas mais urgentes que o senhor pretende tomar, tão logo assuma a prefeitura de Tijucas?

Elói – Antes mesmo de assumir já estamos trabalhando forte na questão da penitenciária, que está bastante adiantada e, creio que se for preciso chamar a população para impedir politicamente, nós iremos fazer. Isso é uma questão já trabalhada antes mesmo de assumir a prefeitura, esse impedimento da instalação da penitenciária em Tijucas. Também devemos ternos próximos dias um encontro com a Autopista, para mostrar que Tijucas está no cenário catarinense, haja vista o esquecimento deles. E entre as prioridades, de início a ponte do Pernambuco e pavimentação em determinadas vias públicas.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo lança programação da nona edição do Festival do Camarão
Casal gaúcho doa sapatos e toucas para o Programa Criança Feliz de Tijucas
Porto Belo realiza Semana do Meio Ambiente com projeto de educação marinha
Secretaria de Educação de Canelinha e Polícia Militar realizam ação educativa pelo Maio Amarelo
Campanha de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes acontece em Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube