Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 26 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

13 de Outubro de 2016 - 17:42:32

O secretariado será escolhido por mim e pelo vice

Prefeito eleito garante que irá fazer uma administração pautada no que o povo pediu durante a campanha e confirma compromisso com a mudança
 
 
O secretariado será escolhido por mim e pelo vice

 

Raio X

Elói Mariano Rocha

Idade: 61 anos

Carreira: Elói Mariano Rocha é professor há 45 anos. Começou a carreira como professor de Educação Física no Colégio Cruz e Sousa, em Tijucas. Logo após, passou a dar aulas de matemática. Lecionou em todas as escolas estaduais do município. Foi diretor na escola Valério Gomes, na Praça, e também na Olívia Bastos, em Nova Descoberta. Foi eleito vereador em 1996 e teve três mandatos seguidos no Legislativo. Também foi secretário de Educação entre 1994 e 1995 e de 2000 a 2004.

 

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

Com uma diferença de quase três mil votos, Elói Mariano Rocha (PSD) foi eleito novo prefeito de Tijucas, tendo Adalto Gomes (PT) como vice e a mudança como compromisso. Em entrevista ao jornal DAQUI, Elói garante que não será marionete – como alguns adversários disseram durante o período de campanha –, que deverá compartilhar a administração com o vice e que, em princípio, ex-secretários e ex-vereadores não deverão compor o novo secretariado.

 

DAQUI – O senhor estava afastado das urnas desde 2008, imaginava que surgiria essa oportunidade de ser candidato a prefeito e, ainda, vencer a eleição?

Elói – Não imaginava. Eu imaginava descansar, gozar das licenças que eu tenho como funcionário público, que são seis licenças, e tinha toda uma programação diante disso. E o meu nome surgiu através de uma pesquisa. Como o sangue político corre nas veias, eu aceitei o desafio. E obtive sucesso.

 

DAQUI – Tijucas o escolheu: professor, de família de pescadores e do bairro da Praça. O que sua chegada à prefeitura muda para as categorias da Educação e Pesca e também para o bairro da Praça?

Elói – Eu sempre, em campanha, falei do respeito às pessoas. É claro que vamos olhar para a agricultura, pesca, educação, que entendemos ser o alicerce. Mas vamos estar atentos a todas as questões do nosso município.

 

DAQUI – O recado da maioria dos eleitores nas urnas foi: “queremos a mudança que estão nos propondo”. Agora eleito, como o senhor irá garantir esta mudança na gestão?

Elói – Estou bem à vontade para implantar uma nova forma de mudança, até porque a prefeitura não é minha, a prefeitura não é de um grupo político e nem de um partido: a prefeitura é do povo. Então, o povo já direcionou basicamente o que eles querem e nós vamos cumprir aquilo que nos solicitaram.

 

DAQUI – Como será decidida a composição do seu secretariado?

Elói – Esta composição, hoje, não tem qualquer compromisso. Não fui para a campanha comprometido com secretaria A ou secretaria B. Esse período de transição, que devemos marcar para os próximos dias para sentar com o atual prefeito Valério Tomazi, é importante. Entendo que temos que olhar bem essas secretarias, enxugar cargos comissionados, porque nessa atual conjuntura econômica a prefeitura de Tijucas precisa aumentar a sua capacidade de investimento. Até respeitando o pedido da população, o secretariado será escolhido por mim e pelo vice.

 

DAQUI – Hoje vocês já têm alguma secretaria definida?

Elói – No momento, nenhuma secretaria. Estaremos definindo após a conversa com o atual prefeito.

 

DAQUI – Na câmara, alguns de seus apoiadores defendiam que vice-prefeito só tivesse salário se trabalhasse em alguma das pastas da administração. Já existe algum destino para o seu vice, Adalto Gomes (PT), dentro do governo?

Elói – Nós estamos bem à vontade, até pela quantidade de votos que recebemos... Estamos bem à vontade para administrar. Quero dizer que o Adalto terá uma secretaria, se assim ele quiser. Mudança é trabalho. E trabalho também é com o vice. Ele pode assumir uma secretaria, sim.

 

DAQUI – Existe bastante expectativa com relação à Educação, principalmente porque um professor chegou ao comando da prefeitura. O que o senhor pretende fazer de diferente na Educação de Tijucas?

Elói – Primeiro nós vamos chamar a categoria municipal para rever alguns pontos positivos que deverão ser continuados e eliminar alguns pontos negativos, buscando essa inovação. Nós temos conhecimento e pode-se ter certeza que iremos olhar com muito carinho para a Educação municipal. Nós precisamos melhorar, e muito!

 

DAQUI – Durante a campanha, seus adversários políticos tentaram passar aos eleitores que o senhor seria manipulado por políticos que estavam ou ainda estão no poder. Afinal, ex-secretários e ex-vereadores irão compor seu secretariado?

Elói – No momento, não! No momento, isso está descartado. Mas tudo depende do diálogo entre mim e o vice para vermos essa situação. Agora, me sinto bem à vontade, sem ser manipulado, para indicar a composição do governo. E não é como alguns adversários pensaram. O tempo irá dizer.

 

DAQUI – Os vereadores eleitos são, na maioria, da coligação de oposição. Como o senhor irá garantir a governabilidade?

Elói – Estou feliz, estou contente pela renovação. Há muita gente jovem e comprometida com a população. E baseado nesses compromissos, que vem de encontro aos meus princípios, eu não vejo nenhuma dificuldade em ter a minoria ou a maioria de oposição, considerando a qualidade das pessoas que o povo elegeu. Essa resposta de renovação nas urnas foi um ponto muito positivo. E tenho certeza, assim como o prefeito e vice têm esse entendimento, o Legislativo também terá esse entendimento de que o compromisso de todos é com Tijucas.

 

DAQUI – Quais as medidas mais urgentes que o senhor pretende tomar, tão logo assuma a prefeitura de Tijucas?

Elói – Antes mesmo de assumir já estamos trabalhando forte na questão da penitenciária, que está bastante adiantada e, creio que se for preciso chamar a população para impedir politicamente, nós iremos fazer. Isso é uma questão já trabalhada antes mesmo de assumir a prefeitura, esse impedimento da instalação da penitenciária em Tijucas. Também devemos ternos próximos dias um encontro com a Autopista, para mostrar que Tijucas está no cenário catarinense, haja vista o esquecimento deles. E entre as prioridades, de início a ponte do Pernambuco e pavimentação em determinadas vias públicas.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube