Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

29 de Setembro de 2016 - 19:41:05

Debate de Tijucas

 
 

"Tenho certeza que vamos voltar a administrar"

 

TEMA: SAÚDE

 

ELÓI - Candidato, qual é o seu posicionamento em face da nossa proposta de instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Tijucas?

 

ELMIS - Na nossa gestão, a gente teve vários contatos e lutamos muito, e acho muito interessante. E foi feito, até deixamos encaminhado a UPA. E na última gestão, agora, perderam o projeto. Ou seja, não deram continuidade na proposta. Eu entendo que é importante a questão da UPA. Mas temos que trabalhar as outras questões também. Melhorar a questão da saúde, trazer mais especialistas, melhorar a frota novamente. Nós, quando administramos o município de Tijucas, construímos o posto da Praça, do bairro de Areias, do Morretes, reformamos e ampliamos todos os postos de saúde do centro e do interior, com exceção do posto da Nova Descoberta. Enfim, tratamos como prioridade a questão da saúde, garantimos assistência farmacêutica básica, tivemos o prêmio de Melhor Atenção Básica de Santa Catarina, construímos o Centro Municipal de Promoção à Saúde (Cemps), que é um orgulho para nós...  Trabalhamos intensamente. E no final a gente buscou essa questão da UPA, como outras questões que tratamos a nível de Governo do Estado, com o secretário, também para ter uma UTI no nosso município, mas o custo era muito elevado. O município, com dinheiro público nosso, não tem condições. Só se for com a parceria do Governo do Estado. São coisas que nós temos que lutar no dia a dia. Mas nós melhoramos muito a área da saúde. E tenho certeza que vamos voltar a administrar. Vamos renovar a frota, vamos comprar novos aparelhos, mamógrafo, raio-x no Pronto Atendimento 24 Horas, um aparelho de ultrassom novo... E trazer especialistas e levar para o interior, para atender a nossa comunidade. Mas eu sou favorável à UPA também, sim. Era um projeto nosso e, infelizmente, não deram continuidade.

 

ELÓI - Me parece que veio do Governo Federal cerca de R$ 1,5 milhão para a instalação. No nosso governo a gente pretende, sim, resgatar esse projeto e a nossa intenção é realmente instalar a UPA, que hoje se faz necessária. Sou muito favorável.

 

ELMIS - Infelizmente o atual prefeito do nosso município, que a gente trabalhou muito para eleger ele, deixou vários projetos no meio do caminho. E um deles foi a UPA, como está também a creche da rua Bem-Te-Vi, três anos e pouco e ele não conseguiu inaugurar. Infelizmente aconteceram essas coisas e nós vamos, junto à população, lutar e trazer não só a UPA, mas também outros investimentos para o município de Tijucas, porque a população sabe o quanto eu lutei junto com a comunidade e transformamos o nosso município.

 

 

 "A gente tem que diagnosticar a situação"

 

TEMA: EDUCAÇÃO

 

ELMIS - Candidato, nas propostas que o senhor apresentou à Justiça Eleitoral sobre Educação, o senhor mostrou dados de 2010. Por que suas propostas são com base em 2010? Entre 2010 e hoje, 2016, o senhor sabe, em dados, o que evoluiu em número de unidades escolares, número de matrículas e profissionais na área de Educação? Já que o senhor é um professor há mais de 45 anos e, por duas oportunidades, teve à frente da secretaria municipal de Educação.

 

ELÓI - Nós registramos as nossas propostas junto ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Mas também, ao longo dessa nossa caminhada, a gente ouviu as pessoas e lançamos o nosso plano de intenções, o Plano 55. As propostas, elas não são feitas e acabadas. As propostas podem ser revistas. E como dono da prefeitura, o povo tem todo o direito e tem que ser respeitado. Por isso a gente reformulou. Nós desenvolvemos as intenções para a Educação e, primeiro, desenvolvendo um trabalho de gestão no âmbito da Educação, promovendo uma ampla discussão com a categoria, até para diagnosticar, de forma participativa, tudo que envolve a rede municipal de ensino. Assim como discussão sobre a proposta pedagógica, reformulação do Plano de Carreira do Magistério municipal, assegurando a valorização dos profissionais de forma a não excluir direitos já conquistados e também propiciar avanços. Isso é inevitável. A gente tem que diagnosticar a situação. Ampliar os números de vagas nas creches e melhorar o atendimento, instalando creches em diversas comunidades que hoje não são atendidas. Promover as reformas necessárias nos prédios das unidades escolares, a fim de que os alunos e os profissionais de Educação tenham segurança e conforto, observando os espaços para adaptação para os portadores de necessidades especiais. Elaborar um processo de discussão com a comunidade escolar, para a instituição para a eleição direta para diretores das unidades escolares. Formular e executar projetos para a educação esportiva, inclusive o atletismo, bem como incluir práticas voltadas para os portadores de necessidades especiais. Trabalhar fortemente junto ao Ministério de Educação para instalar uma escola técnica federal, bem como gestionar junto ao Sesc a instalação de uma nova escola, com atendimento em tempo integral. Formular e executar projetos de incentivo ao ingresso Superior. Estas são algumas de nossas propostas na área de Educação, Esporte, Lazer e Juventude.

 

ELMIS - O candidato não respondeu à pergunta, apesar de ser professor e matemático também. Nós temos 513 professores e 100 monitores de creches hoje. Um total geral de funcionários na secretaria de 777, incluindo as coordenadoras. Somente em sala de aula nós temos 504 profissionais, aumentou e muito nos últimos 12 anos a Educação do nosso município de Tijucas, valorizando a nossa comunidade como um todo. Escolas nós temos nove creches e Ensino Fundamental, 13 pré-escolar e matrículas nós temos 1.624 no Ensino Infantil e no Ensino Fundamental, 2.923. Tijucas cresceu, as demandas são muitas.

 

ELÓI - Volto a afirmar: nós vamos chamar a categoria para diagnosticar e tomar um rumo à nossa Educação. Independente da quantidade de pessoas, escolas ou creches.

 

“Tem que colocar os pés na realidade econômica”

 

TEMA LIVRE

 

ELÓI – Candidato, por que não realizou a obra da fixação dos molhes da Boca da Barra, tendo em vista que o Governo Federal disponibilizou empréstimo que era importante para o desenvolvimento da pesca do nosso município?

 

ELMIS – Candidato, era e é muito importante. Mas se fala há mais de 40 anos dessa questão da fixação dos molhes, mas foi eu que fiz o projeto, fui atrás. Fomos em Brasília, várias vezes, em audiência com os ministros, foi eu quem conseguiu as licenças prévias, só faltou o Eia/Rima definitivo. E, infelizmente, faltou para a gente, aqui no Vale, ter lideranças a nível de estado e federal para a gente conseguir essa obra. Mas foi um projeto importante, que está à disposição da nossa comunidade. É um sonho nosso um dia poder realizar. Quem sabe eu não consiga, mas outros conseguirão. É uma obra importante e que vai transformar o nosso município de Tijucas. Nós fizemos o projeto executivo, corremos atrás, lutamos tanto por essa obra, assim como outras obras. E, graças a Deus, outras obras conseguimos realizar. Conseguimos recursos e entregar para a comunidade. Mas ficou aí o projeto definitivo, as licenças prévias, só não conseguimos o Eia/Rima final para fazer a obra. E faltou o recurso, porque em determinado momento o governo federal ia conseguir, ia nos conceder o recurso com uma contrapartida do estado, e tivemos várias reuniões. Mas não foi por falta de empenho do Elmis. Não foi por falta de determinação e de luta. Fui em Brasília várias vezes e em Florianópolis, querendo transformar em realidade. Eu persisti muito neste sonho, que é importante. Mas não foi só no discurso, só na falácia. E nós fizemos o projeto executivo. Nós contratamos empresa, fizemos estudo de fato, nós temos um documento que a qualquer momento o prefeito, e tenho certeza que voltaremos a administra, poderá ir à luta por este sonho novamente. Foi um sonho que a gente lutou, que é um sonho de toda a nossa comunidade de Tijucas, que realmente vai transformar o nosso querido bairro da Praça e o nosso município de Tijucas. Mas não faltou empenho. E a população de Tijucas sabe que o Elmis é de trabalhar, se dedicar e trabalhar muito pela nossa população. Eu fiz isso e voltarei a fazer com mais determinação, com mais foco, com mais objetivo e muita simplicidade, honestidade como sempre, lutando pelas coisas de nosso município. E se possível, retornaremos essa questão dos molhes.

 

ELÓI – Diante de toda esta conjuntura econômica fragilizada em nosso país, como também uma carência grande no nosso município, eu entendo que uma abertura da Boca da Barra, numa visão futurística, virá proporcionar algumas instalações de empresas aqui, consequentemente, trazendo emprego e melhorando a qualidade de vida, principalmente dessa juventude. Eu vejo aí instalações de escolas náuticas. A gente tem que lutar, e isso a gente vai fazer. Não vou colocar aqui como uma promessa, mas vamos lutar e lutar muito para que demos mais um passo na nossa economia.

 

ELMIS – É um sonho de toda comunidade, mas nas suas propostas, candidatos, nenhuma proposta foi apresentada ao juiz eleitoral. Mas no seu material que está sendo divulgado, você promete muitas coisas que, realmente, é difícil de fazer na questão econômica como está. Tem que colocar os pés na realidade econômica. 

 

 

“Tijucas se perde muito com esse tipo de politicagem”

 

TEMA LIVRE

 

ELMIS – Várias vezes, aliás está até no documento por vocês apresentado, a questão do ficha suja. Você não tem a formação jurídica, mas eu sou ficha limpa. Sou ficha limpa, não tenho nenhum processo, não tenho nenhuma condenação. Todas as minhas contas foram aprovadas. Agora, o caso da merenda, em que o senhor era secretário da Educação, ainda está concluso para julgamento. E lá houve um desvio de 13.255 quilos de merenda escolar, que era para entregar para as criancinhas no nosso município.

 

ELÓI – O velho candidato mostrando a sua maldade, que coisa feia isto. Você sabe que eu não era secretário quando você foi fotografar a situação da merenda, quase 20 anos atrás. Eu não era secretário. E nunca fui chamado na frente de um juiz para depor. E mais, o senhor se considerando ficha limpa... Eu tenho aqui um calhamaço e nem queria entrar nesse mérito, porque eu acho que Tijucas se perde muito com esse tipo de politicagem. Tijucas tem que renovar, nós temos que mudar, temos que fazer diferente. O que acontece é que essas brigas pessoais deixaram Tijucas nessa situação. Eu apresento o Plano 55, elaborado pelas pessoas, não só por mim. E não tenho nada que me desabone. Tanto é que fui secretário, vereador, diretor da escola e até hoje não tive qualquer impedimento. Agora, o senhor é muito corajoso. Muito corajoso mesmo! Porque o senhor foi prefeito, foi reeleito, foi candidato a deputado, o senhor puxou o tapete do atual prefeito, e agora o senhor se coloca como salvador, o todo poderoso, a pessoa que sabe fazer, dizendo “eu fiz”, “eu fiz”, “eu fiz”... Eu não sou assim, candidato.  Eu vou fazer com a comunidade, vou atender a comunidade. E aqui eu tenho os processos e até relatos de juiz. Tá aqui. Eu não vou fazer isso, porque não é do meu perfil. Agora o senhor tem muita coragem. Você tem aqui do Samae, você tem do Previserti... E é tudo questão de milhões. Como também o senhor justificou o seu patrimônio, uma casa na praia em Itapema valendo R$ 90 mil, um sítio no Timbé valendo R$ 85 mil. E o senhor ainda acha que eu sou o ficha suja? Você não vai colocar isso para a população, porque não fiz nada que denegrisse a minha imagem. E tenha certeza que as merendas que sobravam lá, que vinham de caçamba e terminava a validade, era distribuído para as associações.

 

ELMIS – Não, a ação civil pública está conclusa. Você é réu, você era o ordenador, secretário de Educação. Foi desviado 13.255 quilos de merenda escolar das quatro escolas: Valério Gomes, Alexandre Ternes Filho, Professora Olívia Bastos – que você foi diretor – e do colégio Cruz e Sousa. Isso é crime! Eu tenho uns processos aqui que é do Sesc Ler, crime ambiental, ação popular de licitação... Em nenhum processo que eu tenho na Justiça, foi eu. É só porque eu fui ordenador. Eu não tenho nenhuma ação imputada contra a minha pessoa, de valores, de enriquecimento ilícito, de beneficiar terceiros, superfaturar ou outra coisa. E vocês ficam falando em ficha suja? Nem eu, nem o Edson! Nós somos ficha limpa. Nós não somos ficha suja, não tem nenhum processo contra mim. Portanto, para com essa questão!

 

ELÓI – Eu e meu companheiro, sim, somos fichas limpa! E por isso vamos fazer uma gestão na prefeitura diferente da sua. Agora, se você se acha ficha limpa, quem vai determinar é a Justiça diante de inúmeros processos, que estão em tramitação. Não é um e nem dois, são inúmeros. E a gente tem ainda o repasse do Previserti, nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro que você fez o Valério pagar, que você não conseguiu.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube