Ana Maria Veiga
anamaria@daquitijucas.com.br
Crédio da foto:
Agência Alesc
A saúde está no topo da lista das preocupações dos eleitores. Ela é considerada o principal problema de todas as 26 capitais brasileiras, segundo uma pesquisa do Ibope. Em Santa Catarina, a área é apontada como a necessidade número um para 44% do eleitorado.
Professor da Univali, médico e especialista em saúde pública, Alessandro da Silva Scholze, afirma que a saúde virou um problema crônico. “É preciso um planejamento. O primeiro passo é entender como funciona o município e como ele disponibiliza as verbas. Em grande parte as prefeituras não definem prioridades e o dinheiro é investido errado”, afirma. Segundo ele, os problemas na área são comuns a quase a totalidade dos municípios: a população quer mais médicos, remédios e atendimento eficaz.
Se fosse dar um conselho aos eleitores e candidatos, Scholze diria que é necessário investimento na atenção primária. “É o dinheiro mais bem aplicado. É preciso humanizar a saúde. Dar enfoque na atenção primária e saúde da família. Os postos de saúde tem que funcionar bem", explica. Em segundo plano, segundo ele, seria necessário fortalecer os conselhos de saúde e entender e trabalhar em sintonia com o plano municipal de saúde.
Hospital em pauta
Entre as principais propostas para a saúde pública, os dois candidatos a prefeito de Tijucas citaram o Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti entre as prioridades. Candidato pelo PMDB, Elmis Mannrich, pretende qualificar o Hospital São José para transformá-lo em referência no Vale. Já o candidato do PSD, Professor Elói, quer melhorar o atendimento ao público.
O atual gestor do Hospital, Vagner Vicheli dos Anjos, afirma que é necessário cautela quanto as propostas. “Tudo no Hospital envolve custos. Podemos aumentar os atendimentos, mas é necessário financiamento", esclarece. Ele afirma que é necessário sentar com o futuro prefeito, entender as demandas do município e definir as prioridades do hospital para o próximo ano.
Elmis
- Humanizar os atendimentos nas unidades de saúde da área urbana e do interior;
- Ampliar as especialidades médicas e criar centros de atendimentos especializados nas comunidades;
- Fortalecer as visitas e relacionamentos das equipes de proteção à saúde nas ruas e nas comunidades.
Professor Elói
- Atendimento da atenção básica ser feito em todos os postos, com médicos em todas as unidades e extensão da estrutura da saúde da família;
- Criação do Centro de Especialidade com todos os tipos de especialidades possíveis;
- Melhora na qualidade do atendimento no Hospital de Tijucas e no Plantão 24h.
|