Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

12 de Setembro de 2016 - 16:55:23

O que os candidatos propõe para a Mobilidade?

“Pintar faixas de pedestres aleatoriamente, distribuir semáforos pela cidade, oferecer ciclofaixas que não estejam interligadas... Não são ações de mobilidade”
 
 
O que os candidatos propõe para a Mobilidade?

Ponte do Pernambuco é proposta comum aos dois candidatos de Tijucas

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

Já escolheu em quem votar no dia 2 de outubro para prefeito? Cada eleitor tem seu próprio critério para escolher aquele que considera o melhor candidato. Uma das possibilidades é analisar as propostas de cada um – que geralmente são divididas em áreas específicas. Uma delas é a Mobilidade Urbana.

Para a mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Giselle Carvalho, é muito importante o eleitor ficar atento às propostas dos candidatos voltadas para a Mobilidade, por ser um setor que afeta na qualidade de vida. “Um problema geral é o incentivo à compra de automóveis sem o devido investimento em infraestrutura. As cidades não conseguem acompanhar o crescimento da frota”, salienta.

Giselle, que mora em Tijucas, destaca algumas medidas que deveriam ser tomadas com urgência na cidade para melhorar a mobilidade. “Melhorar as condições das vias e calçadas, oferecer ciclovias ou ciclofaixas que tenham continuidade e configurem uma opção segura aos ciclistas, ofertar transporte público de qualidade e com horários diversificados, deslocar o trânsito de veículos pesados das vias principais, e ainda medidas lógicas, como o desligamento dos semáforos após as 23h, por questão de segurança”, aponta a especialista em Mobilidade Urbana.

Além das propostas, Giselle diz que é importante o eleitor analisar se quem propõe está preparado para executar. “Pintar faixas de pedestres aleatoriamente, distribuir semáforos pela cidade, oferecer ciclofaixas que não estejam interligadas, trocar o sentido das vias apenas por trocar... Não são ações de mobilidade. Ações de mobilidade precisam ser estudadas, planejadas por um corpo técnico para, então, serem executadas. Um grande problema é a falta de técnicos dentro das prefeituras”, analisa.

E A ACESSIBILIDADE?

Quando se fala em mobilidade, não se pode deixar de lado que todos tenham acesso a esta locomoção. “Mobilidade também está ligada à acessibilidade. A cidade precisa ser democrática também na locomoção dos portadores de necessidades especiais. Devemos observar se os equipamentos públicos oferecem opções acessíveis”, salienta Giselle.  

 

 

 

Ponte no Pernambuco e asfalto são obras urgentes

Reportagem do DAQUI pediu as dois candidatos de Tijucas para que apontassem as três principais propostas de Mobilidade Urbana

 

ELMIS MANNRICH (PMDB)

 

- Com urgência, logo em janeiro, resolveremos a Ponte de acesso ao bairro Pernambuco;

- Trabalharemos fortemente para a recuperação das nossas ruas, fechando todos os buracos espalhados pela cidade;

- Asfaltaremos as principais vias de Tijucas e, paralelo a isso, vamos trabalhar forte no calçamento das ruas secundárias.

 

PROFESSOR ELÓI (PSD)

- Melhoria dos acessos ao interior, com a construção da Ponte do Pernambuco e pavimentação nas comunidades mais afastadas;

- Recuperação das pavimentações danificadas e asfaltamento das principais vias da cidade;

- Incentivo a transportes alternativos, seja com a extensão de ciclovias interligadas ou com o incentivo ao transporte público. 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube