Ponte do Pernambuco é proposta comum aos dois candidatos de Tijucas
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
Já escolheu em quem votar no dia 2 de outubro para prefeito? Cada eleitor tem seu próprio critério para escolher aquele que considera o melhor candidato. Uma das possibilidades é analisar as propostas de cada um – que geralmente são divididas em áreas específicas. Uma delas é a Mobilidade Urbana.
Para a mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Giselle Carvalho, é muito importante o eleitor ficar atento às propostas dos candidatos voltadas para a Mobilidade, por ser um setor que afeta na qualidade de vida. “Um problema geral é o incentivo à compra de automóveis sem o devido investimento em infraestrutura. As cidades não conseguem acompanhar o crescimento da frota”, salienta.
Giselle, que mora em Tijucas, destaca algumas medidas que deveriam ser tomadas com urgência na cidade para melhorar a mobilidade. “Melhorar as condições das vias e calçadas, oferecer ciclovias ou ciclofaixas que tenham continuidade e configurem uma opção segura aos ciclistas, ofertar transporte público de qualidade e com horários diversificados, deslocar o trânsito de veículos pesados das vias principais, e ainda medidas lógicas, como o desligamento dos semáforos após as 23h, por questão de segurança”, aponta a especialista em Mobilidade Urbana.
Além das propostas, Giselle diz que é importante o eleitor analisar se quem propõe está preparado para executar. “Pintar faixas de pedestres aleatoriamente, distribuir semáforos pela cidade, oferecer ciclofaixas que não estejam interligadas, trocar o sentido das vias apenas por trocar... Não são ações de mobilidade. Ações de mobilidade precisam ser estudadas, planejadas por um corpo técnico para, então, serem executadas. Um grande problema é a falta de técnicos dentro das prefeituras”, analisa.
E A ACESSIBILIDADE?
Quando se fala em mobilidade, não se pode deixar de lado que todos tenham acesso a esta locomoção. “Mobilidade também está ligada à acessibilidade. A cidade precisa ser democrática também na locomoção dos portadores de necessidades especiais. Devemos observar se os equipamentos públicos oferecem opções acessíveis”, salienta Giselle.
Ponte no Pernambuco e asfalto são obras urgentes
Reportagem do DAQUI pediu as dois candidatos de Tijucas para que apontassem as três principais propostas de Mobilidade Urbana
ELMIS MANNRICH (PMDB)
- Com urgência, logo em janeiro, resolveremos a Ponte de acesso ao bairro Pernambuco;
- Trabalharemos fortemente para a recuperação das nossas ruas, fechando todos os buracos espalhados pela cidade;
- Asfaltaremos as principais vias de Tijucas e, paralelo a isso, vamos trabalhar forte no calçamento das ruas secundárias.
PROFESSOR ELÓI (PSD)
- Melhoria dos acessos ao interior, com a construção da Ponte do Pernambuco e pavimentação nas comunidades mais afastadas;
- Recuperação das pavimentações danificadas e asfaltamento das principais vias da cidade;
- Incentivo a transportes alternativos, seja com a extensão de ciclovias interligadas ou com o incentivo ao transporte público.
|