Este ano, o tema do desfile de Sete de Setembro foi “Liberdades”
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA
[email protected]
Tradicionalmente, o feriado do Dia da Independência é data para que sejam realizados desfiles cívicos, capitaneados por escolas e entidades. Em Tijucas, este ano o evento foi cancelado. No entanto, na vizinha cidade de Porto Belo, milhares de crianças e adolescentes deram forma à homenagem de Sete de Setembro.
Com o tema “Liberdades”, o desfile cívico de Porto Belo percorreu a rua Francisco Severiano dos Santos (a rua do Palco das Artes), no bairro Vila Nova. Para prestigiar a passagem e apresentações das escolas e entidades, milhares de pessoas se espalharam ao longo da via.
“Tivemos uma bela demonstração de que, juntos, é possível fazer um belo evento. Todas escolas, alunos e professores conseguiram passar a mensagem de que, em tempos de intolerância, é preciso saber respeitar a liberdade do outro”, salienta a secretária municipal de Educação, Doris Serpa.
SEM DESFILE
Mês passado, a prefeitura de Tijucas já havia anunciado que não realizaria o desfile cívico de Sete de Setembro. A justificativa foi de que o evento geraria custos aos cofres públicos. Em contrapartida, ontem pela manhã foi realizado pela secretaria de Educação, um ato cívico em alusão ao Dia da Independência, na Praça Nereu Ramos, no centro da cidade.
AINDA VAI TER
Em Canelinha, o desfile deveria ter acontecido no último domingo. Contudo, o mau tempo fez com que a organização suspendesse o evento e marcasse nova data. Com o tema “Esporte, uma corrente do bem. Inspire-se”, está confirmado para o próximo domingo, às 15h, o evento do Dia da Independência. O desfile, que é tradicional em Canelinha, irá percorrer a avenida Cantório Florentino da Silva, no centro da cidade.
|