Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

26 de Agosto de 2016 - 19:38:11

Frentistas ameaçam greve na região

Segunda-feira acontece a assembleia que vai definir se os funcionários de postos de combustíveis do Vale irão paralisar os serviços
 
 

Categoria pede reajuste salarial de, pelo menos, 6,9%

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

Não estranhe se na próxima segunda-feira você chegar num posto de combustível do Vale do Rio Tijucas e não encontrar ninguém para o atender. Talvez o funcionário esteja na manifestação da categoria, que está marcada para as 14h, com concentração na Casa do Trabalhador, no centro de Tijucas. A classe briga por reajuste salarial desde maio deste ano. Antes do manifesto será feita a assembleia para definir se irão entrar em greve ou não.

O ato da próxima segunda-feira é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços e Venda de Combustíveis e no Comércio de Minério e Derivados do Petróleo da Grande Florianópolis (Sinfren). De acordo com o presidente da entidade, Derli Muzzo, a assembleia com os trabalhadores acontecerá antes que eles sigam com o manifesto pelas ruas de Tijucas. Será colocado em pauta a possibilidade de entrarem em estado de greve – que funciona como uma espécie de alerta – ou de entrarem, definitivamente, na greve.

“Os postos da região entraram numa disputa por preços. Que culpa têm os trabalhadores dessa briga?”, indaga Derli, alegando que os postos de combustíveis do Vale teriam forçado reduções nos preços da gasolina e que essa concorrência teria gerado impactos que afetaram os funcionários. Segundo ele, desde maio o Sinfren tenta negociar o reajuste salarial da classe, no entanto, os representantes das empresas sequer compareceram à rodada de negociações.

MENOS DE 7%

Atualmente, o piso salarial dos frentistas e demais trabalhadores dos postos de combustíveis (inclusive operador de caixa) é de R$ 1.104, com acréscimo de 30% de periculosidade. O valor está, segundo o sindicato, congelado desde o ano passado, sendo que a data para ter sido estabelecido reajuste venceu em maio. “Eles não têm demonstrado qualquer interesse em reconhecer a valorização dos profissionais. Queremos que, pelo menos, seja aplicado o reajuste de 6,9%, que foi o índice de inflação deste período”, destaca Derli.

TODOS CONVOCADOS

O Sinfren convocou todos os funcionários de postos de combustíveis para que participem da assembleia, seguida pela manifestação. Apesar de acontecer em Tijucas, a abrangência é para o Vale (Canelinha, São João Batista, Major Gercino e Nova Trento). “Esperamos que todos participem, mas entendemos que alguns não queiram ir com medo da pressão nas empresas”, destaca o presidente do sindicato.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube