Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

11 de Agosto de 2016 - 19:12:49

História que une esporte, disciplina e recordações

No ano em que a escola Cruz e Sousa completa 100 anos, o DAQUI traz uma série de reportagens especiais narrada por personagens que viveram (e vivem) a história do colégio
 
 
História que une esporte, disciplina e recordações

Quando ainda estava na terceira fase do curso de Letras em Inglês e Português, Joacir José dos Santos começou a trabalhar no Cruz e Sousa. O ano era 1976. Desde então, nunca mais saiu do colégio. São 40 anos de história dentro de uma mesma instituição. Aos 62 anos de idade, o conhecido “teacher Cidinho”, é o professor com mais tempo de casa que o Cruz e Sousa já teve.

Cada pequena lembrança que ele coleciona dessas quatro décadas estão muito bem guardadas na memória. Toda evolução da escola, por menor que seja, é contado de forma grandiosa pelo professor, que tem como maior satisfação estar entre os jovens. “Fico extremamente feliz quando tenho ex-alunos como meus colegas de trabalho. Amo trabalhar com a juventude”, declara. Embora seja aposentado, Cidinho continua lecionando como professor de inglês no Cruz e Sousa. Um dos principais motivos para a permanência dele no colégio é a vontade de trabalhar nesse “ambiente dos sonhos”, como chama.

Quem estuda ou estudou em Tijucas e já participou de algum dos jogos interescolares sabe que o Cruz e Sousa tem fama de ter boas equipes. Cidinho conta que no final dos anos 60 e início dos anos 70, o colégio tinha uma forte tradição no vôlei. Já nos anos 90 jogou muito futebol, e é até hoje muito forte no futsal.

 

Relatos do passado para o presente

POR PAULA EDUARDA DA SILVA

Aluna do Cruz e Sousa

 

 

Neste ano o colégio Cruz e Souza completa 100 anos. Eu, como atual estudante da unidade, tive a oportunidade de entrevistar um dos ex-alunos da escola: o empresário Giovanni Marcelino. Já formado há 30 anos, conta que estudou no colégio durante as séries inicias e o ensino fundamental, nos anos de 1975 a 1983. Aos 47 anos, relembra com saudade dos momentos que marcaram a vida escolar, dos professores e direção da época.

Durante a adolescência, gostava de jogar vôlei e por algumas vezes representou o colégio em competições escolares. Lembra de quando o time se classificou para a Olimpri (Olimpíada da Primavera - etapa regional) com a orientação do professor Cidinho. Recorda-se do espírito competitivo que acontecia entre as escolas dos bairros.

Durante a entrevista pude observar algumas mudanças que ocorreram ao longo do tempo, percebo que atualmente alguns alunos perderam um pouco da essência do que realmente é ser um estudante do colégio Cruz e Sousa.

Com nostalgia, o empresário conta algumas situações engraçadas que aconteceram durante sua passagem pelo colégio. Lembra-se da diretora Leda Regina, e de seu colega de classe, Henrique, que costumava bagunçar durante as aulas e levar puxões de orelha da diretora. Como em qualquer turma, não é diferente, sempre há os alunos bagunceiros, que ficam marcados na memória.

Atualmente no terceiro ano do ensino médio, penso que momentos como esses que marcaram a vida escolar de Giovanni, também farão parte de minhas lembranças futuramente. Assim como ele, eu tenho orgulho de ser estudante do colégio Cruz e Sousa e espero que os atuais e futuros alunos conservem, valorizem e orgulhem-se de estudar nesta escola que fez e ainda fará parte da história de muitos estudantes.

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube