O tradicional desfile cívico de Sete de Setembro não vai acontecer em Tijucas este ano. De acordo com a secretária de Educação Lorena de Oliveira, na data que se comemora o Dia da Independência haverá uma homenagem às 8h no coreto da Praça Nereu Ramos, no centro. Entretanto, as escolas não irão desfilar. O motivo do cancelamento seria o corte de despesas.
Não é a primeira vez que o evento deixa de acontecer em Tijucas. Em 2011, devido ao mau tempo, foi adiado e posteriormente cancelado. Este ano, o custo para realização do desfile foi o que pesou na balança para a decisão tomada na última sexta-feira, em reunião entre a Secretaria de Educação e administração municipal.
Conforme o setor de comunicação da prefeitura, é necessário uma equipe que organize o deslocamento do trânsito, todo o material de divulgação e a montagem de uma estrutura mínima para que seja possível a realização do desfile. Apesar de não quantificarem, seriam estes os fatores que gerariam os gastos considerados inviáveis no momento.
Para a prefeitura, o dinheiro que poderia ser investido no evento não sai somente da administração, mas também das escolas. E neste período de recessão, o ideal, segundo o poder público, é que a verba seja usada dentro das instituições. A semana cívica se mantém com a abertura oficial e a homenagem no Dia da Independência. Entretanto, o Sete de Setembro celebrado tradicionalmente pela população daqui, não terá o desfile com as crianças, fanfarras e, claro, a distribuição do bom pão com laranjinha.
|