Não é raro ver algum apelo por doação de sangue. E nem sempre o pedido é atendido. O número de doadores no Brasil é abaixo do ideal. O certo seria ter entre 3% e 5% da população, entretanto, menos de 2% dos brasileiros doam sangue. Mas, para estimular este ato de solidariedade que pode salvar vidas, o Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) realiza coletas itinerantes, ou seja, vai até as cidades para atender os doadores. Esta semana, Tijucas entrou na rota da campanha. Terça-feira já esteve na cidade e, hoje, das 8h30 até as 16h, estará no estacionamento do Supermercado Koch. Serão distribuídas 40 senhas pela manhã e outras 40 à tarde.
A administradora Janaina Benatti Costa lofy, 37 anos, foi uma das pessoas que compareceu ao ônibus do Hemosc na última terça-feira. Foi a quarta vez que ela doou sangue. “É um ato de solidariedade, uma forma de ajudar o próximo”, comenta. Ela diz que também já é cadastrada na lista de doadores de medula óssea – que também é um procedimento simples onde, para se cadastrar, é preciso apenas tirar um pouco de sangue.
Janaina conta que um dos fatos que a fez ver a importância da doação, foi quando sua mãe precisou de sangue. “Quando vimos que algum conhecido precisa, percebemos o quanto é importante ajudar. Mas nem deveria ser assim. Deveríamos ter essa consciência antes mesmo de precisar”, avalia a administradora. Durante o procedimento de coleta, que dura menos de 10 minutos, são retirados entre 400 e 450 mililitros de sangue – quantidade que o organismo de uma pessoa saudável consegue repor em até 15 horas.
Para doar é preciso...
- Ter entre 16 e 69 anos (doadores entre 16 e 17 anos com consentimento formal do responsável legal)
- Ter mais de 50 quilos
- Se homem, não pode ter doado há menos de 60 dias
- Se mulher, não pode ter doado há menos de 90 dias
- Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto
- Não estar grávida
- Não estar amamentando criança menor de 12 meses
- Ter dormido pelo menos seis horas das 24h que antecedem a doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação
- Não ser usuário de drogas
Não deve doar quem...
- Alguma vez utilizou drogas por via endovenosa
- Faz uso regular de medicamentos controlados
- Sendo homem ou mulher, teve contatos sexuais com múltiplos parceiros ocasionais ou eventuais sem uso de preservativo
- É soropositivo ou portador crônico do Vírus da Hepatite B e Hepatite C – VHB, VHC.
- Fez endoscopia nos últimos 6 meses;
- Fez tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses
- Fez transfusão
- Foi operado nos últimos 6 meses
- Teve câncer
|