Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

21 de Julho de 2016 - 18:42:44

Das quadras para a sala de aula

Jonathan vestiu a camisa da seleção brasileira de Badminton, mas teve de deixar o esporte por falta de patrocínio
 
 
Das quadras para a sala de aula

O paratleta levou a tocha olímpica no evento em Porto Belo

 

CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA

[email protected]

 

Uma carreira em ascensão foi interrompida pela falta de recurso. Colecionando medalhas de ouro e já vestindo a camisa da seleção brasileira de Badminton, o paratleta Jonathan Cardoso largou, há quatro anos, o esporte. Não foi por falta de amor. Faltou apoio financeiro. "Minha prótese quebrou e não consegui patrocínio para comprar uma nova e continuar a competir", lembra.

Hoje, aos 26 anos, Jonathan é professor de informática da rede pública municipal de Porto Belo, onde também coordena o projeto Mais Educação. Morava em Blumenau, mas, depois que parou de competir, passou no concurso público e mudou de cidade. Mudou a rotina. Trocou a quadra pela sala de aula.

O esporte ficou adormecido. No entanto, despertou este ano. Jonathan começou a dar aulas na escolinha de Badminton de Porto Belo. Ensina a modalidade para cerca de 50 alunos entre cinco e 62 anos. "Voltei a fazer planos. Quero, ano que vem, levar alguns para competições. E também pretendo voltar a competir. O pessoal da seleção brasileira sempre mantém contato para saber se eu vou voltar a treinar. E acho que chegou o momento para, quem sabe, eu conseguir estar nas Paralimpíadas de 2020", confidencia, disposto a voltar para o topo dos pódios.

AMANTE DE ESPORTES

Feito em outras histórias de paratletas, Jonathan não perdeu a perna em nenhum acidente. Já nasceu com a má formação congênita. Com um ano de idade começou a usar prótese. Desde a infância, praticou várias modalidades esportivas - natação, tênis de mesa, down hill (onde quebrou por duas vezes a clavícula). O Badminton veio bem depois. Tinha 19 anos quando resolveu fazer aulas. E ali se descobriu um campeão.

ROTINA DE PÓDIOS

Tão logo começou a competir, já se destacou. Como em Santa Catarina não havia campeonato exclusivo para paratletas, encarou o desafio de confrontar atletas sem qualquer deficiência. E foi campeão do estadual. Ali começaram os convites para disputar campeonatos nacionais. Conquistou cinco medalhas de ouro no Brasileiro de Badminton.

Foi em 2010 - um ano após iniciar na modalidade e quando havia conquistado o segundo ouro no Brasileiro - que foi convocado para a seleção. E no campeonato Pan-americano, também ficou com o ouro. Se não tivesse parado após quebrar a prótese, em 2012, talvez Jonathan fosse um dos brasileiros a disputar os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Mas, ao invés de lamentar a ausência este ano, ele resolveu voltar a sonhar: quer voltar para o alto do pódio. Quer aumentar a coleção de medalhas. 

 

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube