Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

30 de Junho de 2016 - 20:05:04

Nova ponte não vai sair este ano

Desde 2014 a Bulcão Viana está interditada. Projeto para construção de uma nova passagem foi feito, mas engavetado pelo governador
 
 
Nova ponte não vai sair este ano

Moradores do bairro Pernambuco terão de esperar o fim das eleições para reivindicar uma nova ponte que dá acesso ao centro de Tijucas. De acordo com o prefeito Valério Tomazi (PMDB) está descartada a possibilidade da construção da passagem neste mandato. Um dos motivos foi, segundo ele, a falta de recursos. “O projeto já estava pronto e há mais de um ano no Gabinete da Casa Civil esperando a aprovação do governador Raimundo Colombo, que infelizmente recusou”, comenta.

 

 

Além disso, a partir de sábado, os agentes políticos estão proibidos de realizar algumas condutas, conforme determina a lei, que veda algumas ações três meses antes da eleição municipal. Firmar convênios é uma das ações restritas neste período. O prefeito confirma que o tempo é curto e inviabiliza a captação de verba para realização da obra.

A espera dos moradores vem desde dezembro de 2014, quando parte da estrutura de concreto da ponte Bulcão Viana cedeu e um dos vãos de metal caiu.  Na época, a Defesa Civil interditou a passagem no local – desde veículos, até pedestres. No mesmo dia, o prefeito assinou o decreto que declarava situação de emergência nas áreas afetadas pela erosão da margem do rio.

Mesmo com a interdição, por ser o caminho mais curto para o centro da cidade, as pessoas insistem em fazer a travessia. Uma delas é João José de Lima, de 76 anos. Todos os dias ele pega a bicicleta e sai para vender peixe. Diz que já se acostumou com a travessia complicada pela ponte. Mas isso não o faz esquecer os acidentes de moto que volta e meia acontecem ali. “Alguns foram feios, eu mesmo já caí uma vez, mas não me machuquei”, lembra.

PONTE VELHA

Luiz Roberto Pereira, 68 anos, morou por muito tempo no Pernambuco e sempre atravessa a ponte para ver as netas. Se preocupa quando elas acordam cedo e têm que passar por ali para chegar à escola. Ele acredita que, além dos quase 90 anos de estrutura da ponte Bulcão Viana, a extração de areia na área tem contribuído para o alargamento do rio, devido a erosão da margem do solo, e ajudou a causar a queda da estrutura. “Isso ia acontecer mais cedo ou mais tarde. Qualquer dia acho que cai de vez, meu medo é machucar alguém”, reflete Luiz.

 

 

De acordo com o prefeito, no momento nada pode ser feito com a ponte Bulcão Viana. Não há qualquer projeto para recuperação da estrutura. Construída em 30 de abril de 1930, além de ser um dos cartões postais da cidade, tem valor histórico: foi a principal ligação entre o norte e sul de Santa Catarina durante muitas décadas (antes da construção da BR-101). Apesar disso, nunca foi tombada como patrimônio do município.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube