Kézia e André tem tempo para visitar o Casarão só no fim de semana
BÁRBARA PORTO MARCELINO
[email protected]
O Casarão Gallotti não abrirá mais aos domingos. A espaçosa área verde do terreno chama a atenção de visitantes, que aproveitam o lugar junto com familiares, como é o caso da fotógrafa Kézia Liberato e do marido, André Adriano. “Eu costumava ir no Casarão Gallotti para bater fotos, mas agora evito por conta da burocracia, e com minha família aos finais de semana, quando estou livre”, explica Kézia.
A medida, que já está valendo, é para reduzir gastos, conforme explica a secretária de Cultura, Juventude e Direitos Humanos, Eluza Elena Vieira de Espíndula. Ela diz que a decisão se trata de uma revisão solicitada pelo prefeito Valério Tomazi, em relação a possíveis reduções de gastos. “Como o Museu de Tijucas, que funciona no Casarão Gallotti, não abre aos domingos há um bom tempo, consideramos que essa medida seria a que causa menos impacto para a comunidade”, explica Eluza. Ainda segundo a secretária, o maior gasto é com funcionários, que recebem hora extra aos domingos.
Para André, a medida afasta o interesse da população pelo município. “Falta meios de entretenimento aqui na cidade. Não tem incentivo para que as pessoas fiquem aos finais de semana em Tijucas e acabamos indo para fora”, comenta.
Eluza reconhece que o espaço é importante para a comunidade e diz que, em datas comemorativas e outros eventos especiais, pretende abrir o local também aos domingos. “Se trata do momento. Não tínhamos nenhuma atividade nesse dia e as pessoas vem mais aos sábados” declara. O pátio e o museu estão abertos de terça à sexta-feira, das 9h às 17h30, sem fechar para o almoço. Aos sábados e feriados funciona das 13h às 18h.
|